Vereadores de Peritoró aprovaram, por unanimidade, projeto de resolução de autoria do vereador Edmilson Marques (PRB) que cria a Câmara Municipal Mirim. A iniciativa tem como objetivo é incentivar os jovens locais a participar das decisões políticas que afetam suas comunidades e despertar neles consciência cívica volta às necessidades públicas.
Participarão do processo de escolha dos vereadores mirins as escolas das redes pública e particular de Peritoró onde houver turmas de 7ª e 8ª séries. De acordo com a proposta, cada escola terá, no mínimo, um representante na Câmara Mirim, cujos membros terão mandato de um ano, cada um.
Para completar o mínimo de 11 vereadores mirins, caso seja necessário, as escolas com maior número de alunos na 7ª e na 8ª séries poderão ter mais de um representante.
Caberá à Secretaria Municipal de Educação e Cultura e do representante do Núcleo Regional de Educação informar o número de alunos de 7ª e 8ª séries de cada escola do município.
Ao justificar seu projeto, Edmilson Marques lembra que atualmente percebe-se o desinteresse da juventude pela política e pelas decisões governamentais. O vereador observa que tal situação não ocorre apenas em nível municipal ou no Poder Legislativo, mas em todos os níveis da Federação e em todos os Poderes.
“Há que se compreender tal alheamento. E acrescente-se ainda os maus exemplos que infelizmente a classe política vem demonstrando à sociedade”, reconhece. “Nós, que detemos um mandato popular, temos a obrigação precípua de tentar mudar esse situação alarmante, pois os jovens de hoje serão os líderes de amanhã”, alerta.
Abaixo, cópia do projeto: