O vereador Edmilson Marques (PRB) denuncia o fornecimento precário de merenda escolar aos estudantes da rede pública municipal de Peritoró. Segundo o oposicionista, as unidades de ensino só servem alimentação aos estudantes dois dias por mês, embora os recursos federais repassados ao município neste ano para a compra da merenda já somem quase R$ 500 mil.
Edmilson Marques relata o drama dos alunos do turno matutino, a maioria crianças, que têm aulas das 7h às 11h, sem direito a merenda, na grande maioria dos dias. Para o vereador, as atividades de classe só deveriam ocorrer por quatro horas nos dias em que houver alimentação escolar. Ele defende que nos dias em que não houver merenda, as aulas sejam encerradas às 10h30.
“O prefeito Padre Josias disponibiliza uma pequena quantidade de merenda, só para constar que o Município oferece a alimentação aos alunos. E ao fazer isso, ele prejudica os estudantes, que ficam sem condições de aprendizado porque passam o turno de aulas com fome”, lamenta Edmilson.
Verba
Sobre os recursos destinados à merenda escolar, oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o vereador apresenta planilhas que comprovam que os repasses estão sendo feitos religiosamente em dias e já somam, no atual período letivo, R$ 492.457,80. “Não faz sentido a falta de merenda, pois as verbas estão sendo repassadas normalmente”, aponta.
Abaixo, as planilhas que comprovam os repasses regulares de verbas para a merenda escolar em Peritoró: