O Ranking Universitário Folha 2017, ampla pesquisa do jornal Folha de S. Paulo, que avalia a qualidade do ensino universitário Brasil, divulgado ontem, confirmou que a Universidade Ceuma é a melhor dentre todas as instituições de ensino superior particular do Maranhão. Em abril deste ano, o Índice Geral de Cursos (IGC), que posiciona as universidades brasileiras de acordo com o desempenho de cada curso, apontou, pelo terceiro ano consecutivo, o Ceuma, como a melhor universidade do estado.
No Ranking Folha Universitário divulgado ano passado, o Ceuma também apareceu à frente de todas as outras instituições privadas do estado. O resultado é considerado expressivo, já que, em nível local, o Ceuma ficou atrás apenas da Universidade Federal do Maranhão e da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), primeira e segunda colocadas, respectivamente, que são muito mais antigas e têm bases acadêmicas consolidadas.
Outro fato a ser destacado é que a Universidade Ceuma é a única instituição acadêmica privada do estado a aparecer no ranking, que inclui 195 universidades de todas as regiões do país. A conquista só reforça o diferencial do Ceuma em relação às concorrentes, que não mereceram qualquer menção na criteriosa lista elaborada pela Folha.
O estudo avalia as universidades brasileiras levando em conta cinco critérios: ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização.
IGC
Em abril, o IGC, índice usado pelo Ministério de Educação como indicador de qualidade do ensino superior, além de servir como parâmetro para avaliar o desempenho das instituições acadêmicas do país, apontou, pelo terceiro ano consecutivo, o Ceuma como a melhor universidade do Maranhão.
Divulgado anualmente, o IGC tem uma faixa de notas que vai de 1 a 5, e é construído com base na média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e pelos marcadores de avaliação dos programas de mestrado e doutorado da instituição. O CPC de cada curso é calculado em função da infraestrutura, corpo docente, resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e demais recursos pedagógicos que a instituição possui.
Histórico
Fundada em 1990, a Universidade Ceuma tem, atualmente, 18.560 alunos, o que representa um acréscimo de mais de 2 mil estudantes em relação ao Ranking Universitário Folha divulgado em 2016.
A instituição tem campi acadêmicos em São Luís, Imperatriz e Bacabal, onde funcionam, ao todo, 48 cursos. A relação candidato/vaga na instituição é de 4,1.
Por ser a única UNIVERSIDADE PARTICULAR, tem que ser mesmo a melhor, né? Ia perder pra quem, pra ela mesmo?
Resposta: pensei nisso inicialmente, mas depois lembrei que temos aqui outras universidades privadas, como a Unip (João Paulo) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (Centro).