Promotor que desmontou fraude do IPTU de Castelo comandará força tarefa contra sonegação no MA

0comentário
Osmar Alves discute ações de combate à sonegação com a procuradora-geral de Justiça, Regina Rocha

O promotor de Justiça José Osmar Alves, titular da Promotoria de Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária de São Luís, é o novo coordenador da Força-Tarefa de Combate à Sonegação Fiscal no Maranhão. Ele foi aclamado, por unanimidade, durante a reunião do grupo na tarde desta terça-feira, 3, no auditório da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), em São Luís. Osmar Alves teve papel decisivo na investigação que resultou na derrubada, pela Justiça estadual e posteriormente pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF), da tabela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) elaborada ano passado pela Prefeitura de São Luís, que resultou em reajuste do tributo em até 8.500% para milhares de contribuintes.

Além do MPMA, fazem parte da articulação o Poder Judiciário, secretarias estaduais de Fazenda e Segurança Pública e Procuradoria Geral do Estado.

O grupo interinstitucional desenvolve ações integradas para recuperar receitas, executar a cobrança de débitos dos tributos estaduais, combatendo a sonegação fiscal. A coordenação é feita em sistema de rodízio, a cada dois anos, entre os órgãos que integram o grupo. Alves assumiu a coordenação em substituição ao secretário de estado da fazenda Cláudio Trinchão.

De acordo com o novo coordenador, a criação de um grupo interinstitucional para combater a sonegação fiscal foi uma iniciativa pioneira do Maranhão, em2003, reproduzida e ampliada em outros estados. “A ideia deu tão certo que foi aplicada em outras unidades da federação e garantiu o aumento da arrecadação fiscal em todo o Brasil”, explica José Osmar Alves.

O representante do Ministério Público aponta, ainda, a criação das Varas de Execução Fiscal e das Especializadas no Combate aos Crimes Contra a Ordem Tributária das comarcas de São Luís e de Imperatriz, como resultado da articulação da Força-Tarefa. “A criação das varas especializadas garantiu maior celeridade na cobrança da dívida ativa do estado, contribuindo para o aumento da arrecadação”.

Aperfeiçoamento

O secretário de estado da fazenda, Cláudio Trinchão, parabenizou o novo coordenador da Força-Tarefa e anunciou o apoio do Governo do Estado. “A Sefaz vai disponibilizar, na sede da secretaria, salas e infraestrutura, para abrigar as entidades que compõem o grupo, conferindo agilidade às ações”. A perspectiva é acelerar a troca de informações e tornar o grupo ainda mais eficaz.

A proposta do MPMA é ampliar as ações da Força-Tarefa e promover audiências públicas nas cidades do interior maranhense, reunindo prefeitos, vereadores e sociedade civil. “O Ministério Público e as entidades parceiras vão debater a relação entre tributos e a promoção da cidadania”, aponta o promotor de Justiça.

Para a gestora da área tributária da Sefaz, Maria de Fátima Pereira da Silva, a integração entre as instituições conferiu maior agilidade na inscrição dos sonegadores na dívida ativa do estado e a celeridade na execução dos débitos. O titular da Delegacia Fazendária Lucas da Costa Ribeiro Filho destacou a evolução da celeridade nas investigações criminais. “Estamos trabalhando em prol da sociedade. Elevar a arrecadação é uma forma de valorizar o contribuinte, pois os recursos arrecadados são revertidos no próprio estado”.

Apoio institucional

A procuradora-geral de Justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, se reuniu com o promotor de Justiça José Osmar Alves, na manhã desta quarta-feira, 4, e garantiu à Força-Tarefa todo o apoio necessário nas ações ao longo dos próximos dois anos. “É uma honra para a instituição ter o trabalho do Ministério Público reconhecido em uma função estratégica de defesa na ordem tributária e combate à sonegação fiscal”, afirmou.

Com informações do Ministério Público do Maranhão

Sem comentário para "Promotor que desmontou fraude do IPTU de Castelo comandará força tarefa contra sonegação no MA"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS