Membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado Wellington do Curso (PP), utilizou a tribuna para fazer um alerta quanto à situação dos professores no município de São Luís. Trata-se da possibilidade de paralisação das atividades por parte dos professores, que será analisada em assembleia no próximo sábado, 27.
Sobre a situação, o deputado Wellington cobrou um posicionamento em caráter de urgência por parte da Prefeitura, já que se houver greve, o calendário de atividades da rede pública será ainda mais prejudicado.
“Desenvolvemos o projeto ‘De olho nas escolas’ e temos acompanhado a situação das escolas públicas do Maranhão. Sabemos que são muitos os problemas que nossos professores enfrentam. Caso os docentes municipais aprovem a paralisação das atividades, o calendário da rede pública deverá ser ainda mais prejudicado, já que muitas escolas não iniciaram o calendário de aulas previsto para 2017. A Prefeitura por meio da Secretaria de Educação precisa agir. Caso contrário, quem sofrerá as consequências negativas disso é a população”, pontuou Wellington.
De acordo com o Sindicato dos Professores do Magistério da Rede Municipal de São Luís (Sindeducação), a categoria clama por atenção e respeito do Poder Público.
“Os trabalhadores decidirão, de forma soberana no próximo sábado, o destino da categoria. Nós, professores, merecemos respeito”, disse a presidente do Sindeducação, Elisabeth Castelo Branco.
Entre as reivindicações dos professores, há o reajuste salarial de 7,64% nos vencimentos, além de melhorias na infraestrutura das escolas e condições para funcionamento, como salas de aula iluminadas, ventiladas e com materiais básicos como pincéis e cadernetas.
Isso é um absurdo, esses professores entram em greve em cada a dois meses.É muito fácil receber em dia para ta paralizando quando bem entende, e os alunos são os mais prejudicados.
Nao vai ter greve nenhuma. esse Wellington quer é chamar atencao mais uma vez.