Continua em absoluto segredo o resultado da pesquisa feita pela Guarda Municipal sobre a violência nas escolas do Município. O levantamento, realizado em dezembro do ano passado, atestou o aumento da insegurança nas unidades de ensino e áreas próximas, como afirmou o inspetor J. Moraes, chefe do Grupo de Segurança Escolar da Guarda Municipal, durante seminário comemorativo dos 19 anos da corporação, realizado semana passada.
A pesquisa recebeu até nome: “Diagnóstico da Violência nas Escolas”. Em razão disso, soa estranho a Prefeitura ainda não ter divulgado os dados. Nem mesmo a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), sempre disposta a cumprir sua obrigação de atender a imprensa, viabilizou o repasse das informações.
A justificativa dada pela Secom foi de que a Guarda Municipal estaria finalizando a contagem dos números e atribuindo textos explicativos a cada planilha da pesquisa. Mas, pela demora com que esse suposto trabalho é feito, a conclusão a que se chega é que a Prefeitura não tem o menor interesse em divulgar números que podem gerar repercussão negativa.