O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma disfunção que afeta a capacidade de comunicação das pessoas, alterando também a forma como ela se comporta e estabelece relacionamentos. No mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 70 milhões de pessoas tenham autismo – no Brasil, a estimativa é de 2 milhões. Em busca de conscientizar sobre o transtorno, a OMS estabeleceu o dia 2 de abril como o Dia mundial da Conscientização do Autismo. Em São Luís, uma programação nos dias 1º e 2 de abril lembrará a data.
Realizada pelo Grupo Ilha Azul e Associação de Amigos do Autista (AMA-MA), a programação inclui sessão de cinema, palestras e caminhada. O objetivo é promover a conscientização do autismo à população de São Luís, além de chamar a atenção da sociedade e governantes para temas como inclusão social e escolar; capacitação de profissionais na saúde e educação, criação de centros de tratamento do autismo.
A programação terá início neste sábado, às 10h, com uma sessão de cinema exclusiva para crianças e adolescentes autistas e seus acompanhantes. Para recebê-los, o Cinesystem, no Rio Anil Shopping, preparou a estrutura do local, com cuidado, por exemplo, em diminuir o som da sala. O filme em exibição será a animação da Disney “Moana: Um Mar de Aventuras” e as crianças autistas terão entrada gratuita, enquanto os acompanhantes pagarão meia-entrada.
Ainda no sábado, a partir das 13h, um ciclo de palestras no Auditório Armando Gaspar, no Sebrae (Jaracati), discutirá temas como comunicação especial, sexualidade, linguagem e desenvolvimento, psicomotricidade e comportamentos problemas, com a presença de especialistas em TEA.
No domingo, o Dia mundial da Conscientização do Autismo começará com recreação esportiva na sede da AMA-MA, na Chácara Brasil. E terminará com uma caminhada, às 16h, com concentração próxima ao Bar Por Acaso, na Lagoa da Jansen.