Uma mensagem supostamente escrita por Mateus Porto, irmão de Lucas Porto, preso por ter estuprado e assassinado a própria cunhada, Mariana Menezes de Araújo Costa Pinto, de 33 anos, em 13 de novembro deste ano, vem causando polêmica nas redes sociais. No texto, transmitido via aplicativo Whatsapp, Mateus diz ter resgatado o chip do celular de Lucas e, usando o contato do irmão, pede aos amigos dele que postem mensagens positivas para o acusado, que confessou o crime e está à disposição da Justiça para pagar pelo ato bárbaro e covarde que cometeu.
O irmão conta que ontem foi aniversário de Lucas e que os familiares estiveram no Complexo de Pedrinhas para visitá-lo, mas foram impedidos de entrar por força das normas do presídio. Diante do impedimento, Mateus pede aos amigos que gravem vídeos no Whatsapp com votos de parabéns a ele. “Vou reunir todos os vídeos num pendrive e tentar mandar pra ele assistir lá (na cadeia)”, anuncia.
Mateus Porto agradece, em nome da família, as mensagens enviadas pelos amigos no dia do aniversário de Lucas. “Estarei coletando tudo pra mandar pro Luquinhas, nos momentos difíceis de nossas vidas é que precisamos da família e dos amigos”, escreveu o irmão.
Reações
Tão logo vazou para o público, a mensagem causou polêmica. As reações, em sua maioria, foram de indignação. Amigos e parentes de Mariana condenaram a homenagem a Lucas, a quem chamaram de “assassino”, “estuprador”, “canalha” e “desqualificado”. Para o irmão, sobraram adjetivos como “cara de pau” e “babaca”.
É natural que a família de Lucas Porto lhe preste total e irrestrita solidariedade. Mas, a tentativa de mostrar que ele é boa gente e uma pessoa querida demonstra falta de escrúpulos, diante da monstruosidade que ele cometeu.
Se antes do crime, o acusado tinha uma extensa lista de amigos, agora, muitos devem ter lhe virado as costas, associando-se à dor da família da vítima. Abaixo, as mensagens:
Lucas querido, eu te conheço desde criança, conheço a tua educação, infelizmente cometeste um ato impensado, mas, Deus é pai, sabe como resolver este impasse, Ele vai te ajudar a ter forças para superar todas as adversidade, não cabe a ninguém o direito de julgar o seu próximo a não Deus e a justiça oficial, as pessoas não lembram do sofrimento da tua família, amigos queridos a quem tenho muito carinho e respeito. Deus abençoe a nós todos, estou ao inteiro dispor para ajudá-los, neste momento difícil, no que estiver ao meu alcance. Grande abraço.
Eu até entendo que ele como parente do acusado queira felicitá-lo pelo aniversário, mas daí a pedir mensagens “positivas” para ele é demais, não foi a vida de um irracional que ele tirou, mas de uma pessoa que nunca mais poderá comemorar aniversário porque morreu e ainda por cima deixou duas meninas que no natal não poderão abraçar a mãe. Lamentável