Portando faixas e cartazes e tendo como destaque um personagem fantasiado de presidiário, dezenas de eleitores de Paço do Lumiar concentram-se, na tarde desta terça-feira, em frente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), para pedir a cassação da candidatura de Gilberto Aroso (PRB) a prefeito do município. O procurador regional eleitoral, Thiago Ferreira de Oliveira, já emitiu parecer em que recomenda o indeferimento.
Os recursos interpostos pela coligação “De Novo Trabalhando pelo Povo”, pela qual o prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro (PSDB), concorre à reeleição, e pelo Ministério Público Eleitoral, contra a candidatura de Gilberto estão na pauta de julgamentos de hoje do TRE-MA.
A intenção dos manifestantes é pressionar a corte eleitoral a indeferir a candidatura de Aroso, condenado por frustrar licitação e por falsificar documento público e preso, em março deste ano, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
Gilberto se mantém na disputa amparado por um recurso suspensivo concedido pelo desembargador Jorge Rachid, então no exercício da presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão.
Mas, se defender de grande parcela do povo, a pretensão eleitoral do candidato ex-presidiário não vingará.