O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) promete, em sua propaganda eleitoral, que 210 ônibus com ar condicionado serão incluídos na frota do transporte público de São Luís até o fim do ano. Diz até que os coletivos refrigerados já começaram a chegar, mas omite que esse número é irrisório, com a clara intenção de iludir o eleitor com o anúncio de um feito que está longe de se concretizar.
Na verdade, apenas 13 ônibus com ar condicionado estão circulando na capital, até o momento, segundo informou ao jornal O Estado do Maranhão a própria Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom).
Como faltam exatos 102 dias para terminar o ano e a pendência é de 197 ônibus, para cumprir sua promessa de campanha, Edivaldo terá que adicionar à frota dois coletivos refrigerados por dia, em média, para atingir a meta anunciada. Será que as empresas, em meio à crise e ao menor ritmo de produção das montadoras, cumprirão esse cronograma?
A propósito, na mesma propaganda, Edivaldo exalta que o conforto aos usuários não implicará reajuste de passagem, já que estava previsto no edital da licitação do transporte.
Também pudera, em três anos de gestão, o prefeito concedeu três reajustes á tarifa, gerando receita antecipada para o sistema, que mesmo com a licitação, continua sendo operado pelos mesmos empresários.