“A Santa Casa não pode fechar por incompetência da prefeitura”, diz Eduardo Braide em visita ao hospital

2comentários
Eduardo Braide visitou a UTI da Santa Casa, que está completamente equipada com 11 leitos, mas segue fechada
Eduardo Braide visitou a UTI da Santa Casa, que está completamente equipada com 11 leitos, mas segue fechada

O candidato a prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PMN), visitou na manhã desta segunda-feira (5), a Santa Casa de Misericórdia, unidade de atendimento hospitalar que sempre foi referência na capital maranhense e que está ameaçada de fechar as portas pela falta de parcerias com o poder público.

“Viemos visitar e ver de perto a situação da Santa Casa. No meu Programa de Governo, não faço promessas para melhorar a Saúde. O meu compromisso é ter a Santa Casa como parceira no sistema de saúde de São Luís. Essa parceria, sem dúvidas, ajudaria e muito a desafogar, por exemplo, os Socorrões”, disse Eduardo Braide.

Quem visita a Santa Casa não entende como um prédio com oito pavilhões, tem somente dois em funcionamento. Além disso, a parte ambulatorial de clínica médica está com 65 leitos vazios e a de pediatria já não atende mais. “Com tanta estrutura física, é inadmissível a Santa Casa funcionar dessa forma enquanto o Socorrão I, vizinho a ele, possui os corredores lotados”, relatou Eduardo Braide.

Dona Maria do Livramento é o exemplo de quem não quis ficar no corredor do Socorrão à espera de atendimento. “Não aguentei esperar no Socorrão. Trouxe meu filho para cá”, contou a dona de casa que desde sábado peregrinava em busca de uma internação para o filho que sofreu um acidente.

Eduardo Braide visitou, ainda, a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Santa Casa, que está completamente equipada com 11 leitos e também sem atender as pessoas. “A culpa aqui não é da Santa Casa. A UTI está pronta há dois anos, mas sem funcionar por falta de apoio financeiro. São 11 leitos que poderiam servir e muito para diminuir o sofrimento daqueles que esperam nos corredores dos hospitais. Falta competência, gestão e, sobretudo, humanidade para administrar a nossa cidade”, afirmou o candidato.

Ordem judicial

Em 2015, a Justiça do Maranhão chegou a ordenar que a Prefeitura de São Luís fizesse a reforma da Santa Casa, mas essa decisão nunca foi cumprida, uma vez que o Executivo municipal alega não ser o responsável pelo hospital.

O atendimento médio mensal da Santa Casa é de 1.300 pacientes e as consultas chegam a 10 mil por mês. Só este ano, o quantitativo de cirurgias previstas era de 2.872, mas somente 1.775 foram realizadas.

“Recebi aqui a informação de que somente este ano, 1.097 cirurgias foram canceladas. A Santa Casa de São Luís não pode fechar por incompetência da Prefeitura. Serviços não podem deixar de ser realizados. Ao invés de dizer que vou fazer um grande hospital, a parceria do Município com a Santa Casa, resolve de imediato o grave problema da falta de leitos em São Luís. Volto a repetir: é preciso atitude e mais que isso, humanidade para administrar a cidade”, constatou Eduardo Braide.

2 comentários para "“A Santa Casa não pode fechar por incompetência da prefeitura”, diz Eduardo Braide em visita ao hospital"


  1. Joaquim

    Agora é muito fácil atacar os pontos criticos da atual gestão, mas quero ver é tomar iniciativa e ajudar o hospital. Quem sabe com algum projeto de lei diminuindo os salarios do legislativo e doando para Santa Casa?. Quando tocar no bolso, quero ver se o discurso continuará o mesmo.

  2. Rosangela

    todas as Santa Casas do pais passam ela mesma difilculdade. Só pessoas desinformadas vao acreditar que somente a santa casa de Sao luis esta em condicoes de dificuldade. Nao é a prefeitura de Sao Luis culpada, e sim a crise do governo federal que tem assolado todo o país.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS