Por 17 (Dezessete) votos a 9 (nove) e uma abstenção, o Conselho Seccional da OAB-MA decidiu, em reunião realizada na noite desta quinta-feira, 21 de julho, pela reprovação das contas referentes ao ano de 2015 da gestão de Mário Macieira.
Uma auditoria externa foi contratada para analisar minuciosamente e de forma independente as contas da gestão anterior relacionada ao ano de 2015.O resultado encontrado confirmou irregularidades, tais como:
· Gastos superiores à arrecadação;
· Acréscimo acentuado de despesas, acima do limite permitido em cerca de 46%, no segundo semestre de 2015;
· Término da gestão sem deixar o fluxo de caixa (reserva de contingência) determinado pelo Conselho Federal da OAB para o pagamento das contas ordinárias pela gestão seguinte;
· Pagamento desordenado de obras sem a devida comprovação de sua realização
Argumentos de ex-diretores da antiga gestão da Ordem os Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, não foram suficientes para convencer o atual Conselho Seccional da OBA-MA a aprovar as contas do ano de 2015, quando a Seccional era conduzida pelo ex-presidente, Mário Macieira.
O mais grave é que os conselheiros constataram ainda a realização de pagamentos por uma obra em Bacabal em descompasso com o efetivamente realizado pela construtora.
E a pergunta que todos se fazem após esse fato é: se eleito vice, as obras em São Luís serão feitas da mesma forma? Com pagamentos a maior que o realizado. A população está de olho! É fato que tardou, mas a conta chegou! Marcada por uma gestão festiva com organização de shows nacionais (Paralamas do Sucesso, Titãs, Leci Brandão, Preta Gil entre outros) a gestão Macieira deixou um rombo para a atual gestão de Thiago Diaz.
O pior é que o grupinho comando por Macieira ainda se sente ressentido com a histórica derrota para o grupo de Thiago Diaz. Tentaram de todas as formas justificar a conta que não fechava, mas não deu outra, o Conselho Seccional da OAB-MA em sua maioria decidiu pela reprovação das contas.