Um grupo de romeiros foi vítima de assalto a mão armada ontem, em São José de Ribamar. Os devotos, oriundos do interior do estado, tomavam café em um prédio anexo ao santuário quando foram surpreendidos pelos assaltantes.
Após roubarem vários pertences das vítimas, os bandidos fugiram tranqüilamente do prédio, mantido pela igreja para acomodar fiéis de outras cidades. Não houve perseguição policial.
Indignado com mais essa investida de marginais contra a igreja, o padre Bráulio Ayres, chefe do Santuário de São José de Ribamar, pediu, mais uma vez, providências das autoridades de segurança para combater a criminalidade no município. “Não é só a igreja que sofre com a violência. Toda a cidade está a mercê da bandidagem”, alerta o religioso, que mandou gradear as janelas do santuário como forma de proteger os bens do templo da ação de ladrões.
Em 2006, o resplendor (espécie de coroa) da imagem de São José de Ribamar foi furtado. Ano passado, um garimpeiro maranhense doou um semelhante ao santuário. Por medida de segurança, a peça, toda em ouro, está guardada no cofre de uma agência bancária. No lugar do resplendor original, foi colocada uma réplica.