O jornalista Marcial Lima, da TV Mirante e Rádio Mirante AM, afastou-se temporariamente da telinha e dos microfones desde a última terça-feira (14) para dedicar-se integralmente ao desafio das urnas em outubro, quando disputará a eleição de vereador em São Luís pelo Partido Ecológico Nacional (PEN). Conhecido por seu trabalho junto às classes mais humildes, o comunicador quer continuar intercedendo pelo povo mais carente, agora por meio de um mandato na Câmara Municipal de São Luís.
Em clima de otimismo e confraternização e ao som de um grupo de forró pé-de-serra – estilo musical que virou sua marca registrada -, Marcial reuniu dezenas de colegas do Grupo Mirante no refeitório da empresa para anunciar seu afastamento temporário da profissão para concorrer ao pleito. De todos recebeu manifestação de apoio. A presidente do Grupo Mirante, Teresa Sarney, fez questão de prestigiar a despedida temporária do jornalista e declarou estar torcendo pelo sucesso do seu projeto eleitoral.
O diretor de Mídias Eletrônicas do Grupo Mirante, Rômulo Barbosa, desejou que a jornada do colega rumo ao parlamento municipal seja bem sucedida. O diretor de Jornalismo da TV Mirante, Roberto Prado, lamentou o desfalque que a saída momentânea de Marcial Lima causará à equipe de repórteres da emissora, mas também lhe declarou apoio.
Além de colegas da TV Mirante e da Rádio Mirante AM, profissionais do Jornal O Estado do Maranhão, da Rádio Mirante FM e dos portais Imirante.com e G1/Maranhão foram abraçar Marcial e desejar-lhe sucesso na empreitada eleitoral. Carismático, ele foi cumprimentado por colaboradores de todos os setores da empresa e fez questão de agradecer a cada um pelo gesto solidário.
Marcial lembrou que jamais mencionou o fato de ter político em sua família – o irmão mais velho, Mercial Arruda, já foi prefeito de Grajaú por três mandatos e deputado estadual por duas legislaturas. “Sobrevivo do meu trabalho e é assim que as pessoas me conhecem. Faço o que gosto, que é o jornalismo e nesse ofício procuro sempre ajudar o povo. Mas pretendo fazer mais, dessa vez como representante das comunidades no parlamento municipal”, declarou, garantindo que se for eleito continuará atuando na profissão que abraçou.
Conforme a legislação eleitoral, Marcial Lima teria prazo até o próximo dia 30 deste mês para se afastar do rádio e da TV. Mas, por questões familiares, resolveu sair antes.