A Prefeitura de Paço do Lumiar lançou hoje o Plano Local de Habitação e Interesse Social, uma ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em parceria com Governo Federal, por meio do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica. O plano tem como finalidade buscar recursos para garantir moradia digna à população luminense.
O secretário de Desenvolvimento Social, Augustus Gomes, grande incentivador do plano de habitação na administração municipal, disse que o programa busca beneficiar a população mais carente e tem como prioridade as questões fundiária e moradia. “O plano é o meio necessário para a prefeitura de Paço do Lumiar captar recursos disponíveis junto ao Ministério das Cidades e à Secretaria Nacional de Habitação, que seguem as mesmas exigências do programa Minha Casa Minha Vida”, assinalou.
Atualmente, Paço do Lumiar busca a regularização fundiária, mas enfrenta 38 processos e ações de despejo. Segundo secretário de Orçamento e Gestão, Thiago Aroso, a administração municipal pretende solucionar o problema de moradia em Paço do Lumiar e que a prefeitura vai se esforçar ao máximo para que nenhuma família seja despejada de suas residências. “Estão sendo priorizadas as famílias que moram em áreas de risco e famílias que têm mulheres carentes como chefe de família”, informou.
O Plano Nacional de Habitação e Interesse Social tem a finalidade de promover o acesso à moradia digna, priorizando programas e projetos para famílias de baixa renda. As ações são executadas com base em levantamento de dados sobre o contingente populacional a ser beneficiado pelos programas do governo na área de habitação.
Esteve presente no lançamento do Plano Local de Habitação e Interesse Social o Engenheiro da Caixa Econômica Federal, Dr. Marcelo Machado, um dos principais parceiros do programa, já que a Caixa é o vinculo entre os recursos federais e os municípios. Os coordenadores do Plano Local , Benevides e Paulo, também participaram do avento, representando o Instituto de Pesquisas Técnicas Ícaro.