Praça na Vila Palmeira
Em um ato festivo realizado na noite de quarta-feira (8), o prefeito Edivaldo Holanda Junior e o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum (PR), inauguraram a Praça da Vila Palmeira. A população do bairro, notadamente a das proximidades do Cema Detran, agora dispõe de uma praça totalmente revitalizada, com espaços para lazer, diversão e práticas esportivas. Acompanhado pelo o vereador Astro de Ogum e lideranças comunitárias, o prefeito Edvaldo destacou que as obras de restauro de espaços públicos são resultado da correta aplicação dos recursos disponíveis em prol da comunidade. A praça recebeu novas luminárias, colocação de novos bancos e recuperação dos já existentes, área de lazer e playground para crianças, além da instalação de uma academia ao ar livre.
Praça na Vila Palmeira II
A dona de casa Júlia Frazão, aprovou a iniciativa, tendo como maior incentivador o vereador Astro de Ogum. “Nós precisamos de lugares onde possamos conversar, interagir, encontrar amigos e familiares. Esse espaço que antes estava abandonado, mas que passou por uma restauração completa, de modo a oferecer a todos um lugar de lazer, convívio social, incentivo ao esporte e à vida saudável”, disse Dona. Julia moradora do bairro.
Praça na Vila Palmeira III
“A Vila Palmeira ficou ainda mais bonita com as reformas que imprimimos às duas praças do bairro. Na Praça da Criança recuperamos o piso, instalamos novos bancos, lixeiras, rampas, aparelhos de ginásticas e até construímos um posto de táxi. Na Praça Frei José, ainda implantamos um playground para o lazer das crianças e construímos um palco para eventos”, afirmou Edivaldo Holanda Junior durante a solenidade, para finalizar: “Já são 20 praças que construímos ou reformamos desde o início da minha gestão e vamos continuar avançando.
Semáforos com sinal sonoro
O plenário da Câmara Municipal aprovou na manhã desta quarta-feira, 08, uma importante proposição que visa facilitar o acesso da pessoa com deficiência visual ou com mobilidade reduzida, nas vias públicas de São Luís. De autoria do vereador Roberto Rocha Júnior (PSB), o requerimento propõe que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), instale semáforos com sinais sonoros, em complemento aos sinais visuais, nas principais vias públicas e próximos a estabelecimentos como shopping, faculdades, escolas, supermercados, dentre outros locais onde o fluxo de veículos seja mais intenso.
Semáforos com sinal sonoro II
No Brasil, várias cidades já disponibilizam os semáforos com sinais sonoros para ajudar na travessia dos cegos. O seu uso é bastante simples: basta pressionar um botão, e o deficiente visual irá ouvir um som que indicará que o dispositivo foi acionado. Quando a via for fechada, um outro som mais alto será emitido, sinalizando que o pedestre já pode atravessar a rua em segurança. “Muitos acidentes fatais ocorrem em decorrência de atropelamentos, portanto, essa medida, além de garantir maior acessibilidade e segurança, irá propiciar, sobretudo, o direito constitucional de ir e vir, promovendo a inclusão dessas pessoas que lutam para terem seus direitos respeitados de forma digna na sociedade”, ressaltou o vereador Roberto Rocha Júnior.
Acessibilidade
O parlamentar, desde que assumiu o seu mandato na Câmara Municipal, já apresentou inúmeros requerimentos para ajudar na acessibilidade da pessoa com deficiência, em São Luís. Ele é o autor do Projeto de Lei 233/13, já aprovado pela Câmara Municipal, que assegura aos deficientes visuais residentes em São Luís, o direito de receberem em braile e sem nenhum custo adicional, as correspondências oficiais do Poder Público Municipal, bem como das empresas comerciais de toda e qualquer natureza.
Anjo da Guarda
A vereadora Eidimar Gomes (PSDB) apresentou, esta semana, na Câmara Municipal de São Luís, o Projeto de Lei, que oficializa a data em que se comemora o aniversário do bairro do Anjo da Guarda, na área do Itaqui-Bacanga, em São Luís. De acordo com o projeto, fica estabelecido o dia 30 de outubro de cada ano como data para a comemoração do aniversário do Anjo da Guarda, estabelecido no calendário oficial do município de São Luís. “Estou muito feliz por ter alcançado esta vitória para área do Itaqui Bacanga, agora está estabelecido no calendário oficial de São Luís o dia 30 de outubro, o aniversário do bairro Anjo da Guarda”, afirmou Eidimar Gomes.
Anjo da Guarda II
Segundo a parlamentar tucana, o bairro é um expoente de manifestações culturais e religiosas, tais como o Boi ‘Anjo do Meu Sonho’ e o espetáculo ao ar livre da Via Sacra. “O Anjo da Guarda completa 47 anos de existência e tem patrocinado ao longo dos anos, grande investimento na área da cultura, resultado de um dos maiores espetáculos ao ar livre, conhecida como Via Sacra” , concluiu. Com uma população de 300 mil habitantes, o bairro antes de se transformar na principal localidade do Bacanga, era uma pequena área com sítios chamada de Itapicuraiba.
História do Anjo
Segundo o registro jornalístico, a escultura de dois metros foi erguida junto á praça e foi esculpida por um padre italiano chamado Cherubino Luigi Dovera, também responsável pelos monumentos da praça do pescador e o Roque Santeiro. Em 1998, a estátua foi retirada e ninguém soube o destino. O retorno do símbolo foi exigido pelos moradores ao então prefeito João castelo, em 2012, que foi atendida.
História do Anjo II
A nova estátua é feita em pó de mármore, calcita, poliuretano e fibra de carbono e de vidro aglutinado com resina de poliéster. A obra foi idealizada pelo artista plástico Eduardo Sereno. O Anjo, batizado ‘Arcanjo Gabriel’ recebeu este nome em referência ao personagem bíblico, que era responsável em levar as mensagens de Deus.