Cargueiro não derrama minério e combustível no mar, segundo Ibama

0comentário

O Ibama, por meio de sua superintendência no Maranhão (Supes/MA), acompanha o incidente com um navio cargueiro que está atracado no terminal Ponta da Madeira, no Porto de São Luís/MA.

Navio foi rebocado para conserto em área de fundeamento

O terminal pertence à empresa Vale, que tem um contrato de arrendamento com a empresa coreana STX Pan Ocean, fabricante do navio cargueiro de nome Vale Beijing. O navio, com capacidade para transportar 400 mil toneladas de minério, é um dos maiores graneleiros do mundo. Possui 292 metros de comprimento, 45 metros de largura e 23 metros de calado máximo.

Durante uma operação de carregamento de minério de ferro na madrugada de domingo (4), dois tanques de lastro romperam e a água do mar começou a entrar no interior desses dois tanques, comprometendo a estabilidade da embarcação.

O Comitê de Prevenção e Atendimento a Emergências Ambientais (Copaem) da Supes/MA esteve no terminal ainda na segunda (5) para acompanhar a situação, mas não observou derramamento de minério ou de combustível no mar. A empresa Vale, dona do minério, aguarda a chegada de técnicos da empresa STX Pan Ocean, prevista para hoje.

O superintendente do Ibama no Maranhão, Pedro Leão da Cunha Soares Filho, e o coordenador-geral de Emergências Ambientais do Ibama, João Raposo, estão reunidos com representantes da Capitania de Portos do Maranhão, da Vale e da STX Pan Ocean, acompanhando todas as providências para evitar impactos ambientais em decorrência do incidente.

Fonte: www.ibama.gov.br

Foto: Biaman Prado/O Estado do Maranhão

Sem comentário para "Cargueiro não derrama minério e combustível no mar, segundo Ibama"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS