Em São Luís, delegacias de polícia agora têm intervalo para almoço

2comentários
Portaria fixa intervalo de meio-dia às 14h em delegacias e demais unidades da Polícia Civil
Portaria fixa intervalo de meio-dia às 14h em delegacias e demais unidades da Polícia Civil

Portaria baixada pelo secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 4, faz modificações no horário de funcionamento de delegacias e plantões de Polícia Civil da região metropolitana de São Luís. Uma das mudanças que mais chama atenção é a fixação de intervalo para almoço nos distritos policiais, que das 12h às 14h contarão apenas com um policial para atender as demandas.

O artigo 1º da portaria, de nº 320/2016, estabelece horário de funcionamento de plantões e demais unidades da Polícia Civil na Ilha. Os plantões terão o seguinte expediente: de segunda a sexta-feira: das 18h às 8h; sábados, domingos e feriados: das 8h às 8h do dia seguinte.

A alteração mais significativa atinge delegacias e demais unidades da Polícia Civil, que passaram a funcionar em horário comercial: de segunda a sexta-feira: das 8h às 12h e das 14h às 18h, ressalvada a continuidade da atividade policial fora desse horário. Pela nova norma, deve permanecer na unidade servidor policial no horário de intervalo para atendimento das demandas.

Na prática, a delegacia contará, no horário reservado ao almoço, com um único policial, que nada poderá fazer em caso de uma ocorrência mais grave em sua circunscrição.

A mesma medida prevista pela portaria de Jefferson Portela já foi adotada em outros estados, suscitando polêmica por causa da limitação do horário de atendimento nas distritais. Em 2008, no Piauí, o Comando Geral da Polícia Militar chegou a abrir investigação ao tomar conhecimento que delegacias fechavam para almoço com presos dentro. Dois anos depois, em Maceió (AL), situação semelhante gerou forte repercussão e dividiu opiniões. O Sindicato dos Policiais Civis local chegou a afirmar que a mudança só beneficiava a criminalidade. Em Cascavel(PR), em 2013, houve dificuldade para apresentação de um adolescente infrator em uma delegacia onde o expediente havia sido suspenso após o meio-dia.

A definição de intervalo no horário de funcionamento das delegacias de Polícia Civil é uma medida, no mínimo temerária, pois se ajusta perfeitamente à lógica do crime, que não tem hora para acontecer.

Enquanto a polícia repousa, a bandidagem continua agindo em regime permanente e de forma incansável, para desespero dos cidadãos de bem.

2 comentários para "Em São Luís, delegacias de polícia agora têm intervalo para almoço"


  1. Governo desmente Diário Oficial ao rebater matéria do blog sobre intervalo para almoço em delegacias – Daniel Matos

    […] Em São Luís, delegacias de polícia agora têm intervalo para almoço […]

  2. Jose

    Delegacia não era pra fechar, é um órgão público assim como um hospital. Do meu ponto de vista isso é vagabundagem da pior

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS