Nos dias 17, 18 e 19 de março, a comunidade acadêmica do Instituto Florence de Ensino Superior esteve reunida para debater o Direito e a questão de gênero no “I Seminário de Direito e Mulher”, no Auditório do Núcleo de Prática Jurídica da instituição. O evento foi promovido pelo pelos alunos do Curso de Direito e objetivou discutir em âmbito acadêmico as demandas específicas relacionadas à realidade social atual em que a mulher está inserida, demonstrando a sua relevância política, jurídica e ética na formação de uma sociedade democrática e plural.
Como objetivo principal, o Seminário buscou uma reflexão acerca da necessidade do empoderamento feminino na busca de seus direitos e criticar o papel do direito enquanto instrumento político de exclusão social, por meio das possibilidades de uma atuação contra majoritária e contra hegemônica do Direito.
Como destaque, a programação teve a presença da Profa. Dra. Artenira Silva, que abordou a falta de conhecimento da Lei Maria da Penha por parte dos profissionais do Direito, gerando imperícias no cumprimento da lei; e também da Promotora da Vara da Mulher, Dra. Selma Martins, que apresentou as estatísticas mais recentes da violência contra a mulher e a rede de proteção em funcionamento na atualidade.
O Seminário foi encerrado com a 1ª Sessão de 2016 do Projeto Direito e Sétima Arte, com o debate sobre o documentário “Silêncio das Inocentes”, com a participação da professora Claudia Maria dos Santos.