Pelo período de mais 90 dias, desde a última sexta-feira, (15), a Prefeitura do município de Anajatuba continua sob o comando do atual prefeito, Sydnei Pereira. Atendendo a pedido formulado pelo Ministério Público Estadual, o desembargador Tyrone José Silva, membro da 3ª Câmara Criminal de São Luís, proferiu despacho prorrogando o afastamento do ex-prefeito Helder Aragão.
Na mesma decisão, o magistrado indeferiu novo pedido de prisão preventiva para Aragão. A prorrogação da decisão judicial, prolatada no dia 13 de outubro do ano passado, passa a contar a partir do dia 12 de janeiro.
É oportuno ressaltar que a decisão do desembargador, diferentemente do que foi noticiado por alguns comunicadores desinformados, foi encaminhada ainda na sexta-feira à Comarca de Anajatuba, que, por sua vez, remeteu o despacho à Câmara Municipal dos Vereadores, na mesma data.
O ex-prefeito e outros acusados de integrar uma organização criminosa, suspeita de desviar mais de R$ 13 milhões dos cofres públicos de Anajatuba, estão respondendo ao processo em liberdade. Parte do grupo teve as prisões preventivas substituídas por medidas cautelares, dentre elas, o uso de tornozeleira eletrônica.