Terá início nesta quinta-feira (14), com a abertura de mais uma oficina de canto, dança e percussão, a segunda etapa do projeto CD, DVD e portfólio dos 25 anos de carreira do cantador Chagas, do Boi da Maioba, viabilizado pela Lei de Incentivo á Cultura, com patrocínio da Cemar. A oficina será ministrada nos dias 14, 15 e 16, das 15h às 18h, no Patronato de São José de Ribamar.
O objetivo do projeto é propiciar a formação de valores entre 8 e 15 anos para o bumba-boi, sotaque da Ilha, garantindo assim a renovação e o futuro da manifestação folclórica.
Na primeira etapa do projeto, realizada em Paço do Lumiar, nos dias 17, 18 e 19 de dezembro do ano passado, foram preparados e selecionados 25 personagens do bumba-meu-boi, como miolo, vaqueiro, caboclo de pena, caboclo de fita, além de tocadores de matraca, pandeirão e tambor-onça. O destaque foi o garoto Alef, de 10 anos, que demonstrou raro talento como cantador de toadas e chamou a atenção do próprio Chagas, um dos ministradores da oficina.
O projeto culminará com a gravação, em maio deste ano, de um CD e um DVD com a obra de Chagas da Maioba, com participação especial dos cantores maranhenses Alcione Nazareth e Zeca Baleiro.