Presidente do CRM sai em defesa de médicos do Socorrão I que dão plantão à distância

0comentário
Presidente do CRM-MA, Abdon Murad, cita resolução que permite plantão não presencial
Presidente do CRM-MA, Abdon Murad, cita resolução que permite plantão não presencial a médicos

Em nota, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA), Abdon Murad, saiu em defesa dos médicos especialistas que dão plantão à distância no Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I. O caso foi abordado por este blog no último dia 27 de dezembro (relembre) e repercutido pelo vereador Fábio Câmara (PMDB) na Câmara Municipal de São Luís.

Abdon Murad respaldou o procedimento dos médicos que ficam de sobreaviso nos plantões, citando uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que faculta a presença desses profissionais nas unidades de saúde em razão da pequena procura por atendimento em suas especialistas.

Estão amparados pela resolução 55 especialidades. A medida não contempla os seguintes profissionais de saúde: Cirurgião Geral, Anestesiologista, Clínico, Pediatra e Ortopedista.

O presidente do CRM-MA pede que o vereador Fábio Câmara faça um pronunciamento esclarecendo o fato. Segue a nota:

Sr. Vereador Fábio Câmara, fiquei muito surpreso com o seu posicionamento criticando médicos do Socorrão 1, baseado em comentário de um blogueiro, que sem conhecimento, escreveu que médicos daquele Hospital que estão de Plantão, ficariam em casa e, somente quando chamados, iriam atender os pacientes.

Sr. Vereador, os médicos Plantonistas do Socorrão 1, dão plantão Presencial, atendendo os pacientes que precisam de tratamento. Acontece é que existe Resolução do Conselho Federal de Medicina, determinando os Especialistas que precisam dar plantão presencial, quais sejam: Cirurgião Geral, Anestesiologista, Clínico, Pediatra e Ortopedista. Os demais Especialistas, em torno de 55, de acordo com determinação do Hospital, poderão dar plantão de sobreaviso, em função do pequeno número de pacientes que procura por esses especialistas.

O Conselho Regional de Medicina do Maranhão solicita a V. Exa. que faça um pronunciamento na Câmara de Vereadores esclarecendo o fato a que foi o Sr. induzido a se posicionar contra os médicos.

Atenciosamente,

Abdon Murad

Sem comentário para "Presidente do CRM sai em defesa de médicos do Socorrão I que dão plantão à distância"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS