Com a participação de oficiais e praças do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, incluindo o comandante-geral, coronel Célio Roberto Pinto de Araújo, na última sexta-feira(13), no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, ocorreu à solenidade de encerramento do 15º Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom).
Várias autoridades prestigiaram os três dias do encontro, que teve início na quarta-feira(11), dentre elas, a secretaria Nacional de Segurança, Regina Miki; os embaixadores Júlio Armando Martini Herrera, da Guatemala, Lorena Martinez, da Nicarágua; e Jeong Gwan, da Coréia do Sul; Bruno Yegros, cônsul representante do Paraguai, representante de El Salvador, comandantes Gerais dos Corpos de Bombeiros e Polícias Militares do Brasil, representantes da Organização dos Bombeiros Americanos, empresários e representantes da sociedade civil organizada.
Considerado o maior e mais conceituado evento de prevenção e combate a incêndio do país, o Senabom tem como objetivo apresentar novas tecnologias do mercado, promover o intercâmbio comercial entre empresas estrangeiras e brasileiras, proporcionar a troca de experiências das operações dos bombeiros em todo Brasil e, ainda, reunir profissionais ligados aos setores de prevenção, combate a incêndio, resgate e emergência.
Palestras com especialistas nacionais e internacionais, provas operacionais, mesas-redondas e feira com exposição de materiais e equipamentos foram alguns itens disponibilizados aos participantes.
Aproximadamente 10 mil profissionais, entre bombeiros militares, policiais, agentes de Defesa Civil, socorristas, brigadistas, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, engenheiros, arquitetos, universitários, profissionais e prestadores de serviços no ramo de atendimento a emergências de modo geral e voluntários da sociedade estiveram acompanhando a explanação de importantes conferencistas brasileiros, especialistas em diversas áreas do conhecimento, tais como Paulo Storani, homem que inspirou o personagem “Cap Nascimento“ do filme Tropa de Elite, Daniel Godri, coronel Leite (especialista militar em salvamento e resgate aéreo), o médico psiquiatra e escritor Flávio Gikovate, Daniel Bizon, conferencista do ano no Brasil por dois anos consecutivos e, ainda, Marcos Pontes – primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço.
Feira
Paralelo ao Senabom ocorreu a 2ª edição da Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergências (Fipie) e o 1º Congresso Internacional de Bombeiros.
A Fipie apresentou em Goiânia mais de 100 expositores que apresentaram o que há de mais moderno em materiais de segurança no Brasil e no exterior. Drones para reconhecimento de áreas sinistradas; robôs e viaturas de combate a incêndio; auto escadas e viaturas de salvamento de última geração; além de motos de combate a incêndio; equipamentos de salvamento aquático são alguns dos destaques. Mais de 10 mil pessoas estiveram visitando as novas tecnologias apresentadas na feira.