Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UEMA promove encontro de bolsistas e professores participantes para interação e discussão sobre os trabalhos realizados durante o ano de 2015

Foram iniciadas, na manhã desta quarta-feira (11), às atividades do II Encontro de Iniciação à Docência (ENID), o evento, que agora faz parte do calendário oficial da Universidade, é uma iniciativa do PIBID UEMA para integração dos participantes e apresentação dos projetos realizados ao longo do ano, contando ainda com espaços de capacitação e reflexão sobre a academia e o ensino. O encontro está marcado para os dias 11, 12 e 13 de novembro.
Participaram da solenidade de abertura a pró-reitora de Graduação, professora doutora Andréa de Araújo; a Coordenadora Institucional do PIBID, professora doutora Lídia Santos Pereira Martins; o Coordenador de Gestão do PIBID, o professor doutor João Coelho; a coordenadora da Área de Letras do Centro de Estudos Superiores de Timon, a professora mestra Edite Sampaio Sotero Leal; o Coordenador da Área de Letras do Centro de Estudos Superiores de Caxias, o professor mestre Eliseu Arruda de Souza.
Os professores enfatizaram a importância da presença do Programa no ensino público do estado contribuindo para a aproximação entre o espaço acadêmico e a comunidade e para a melhora na qualidade do ensino nos mais diversos níveis do conhecimento humano. A coordenadora institucional do projeto, Lídia Santos Pereira Martins, lembrou do acordo firmado entre a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (SEDUC) e o PIBID UEMA, como um novo passo na consolidação do projeto e possibilitando o atendimento a um público maior e abrindo novas vagas para bolsistas e escolas participantes.
Foi ressaltada ainda, a presença de coordenadores de diversas áreas da capital e do continente que fizeram do momento lugar de comemorações e diálogos mais extensos sobre a situação atual da educação no estado. A pró-reitora de ensino, professora doutora Andréa de Araújo, ressaltou ainda a necessidade do Programa para a qualidade do ensino na universidade e o empenho atual em formar novos professores motivados e qualificados para o ensino nas escolas públicas.
Saldo positivo

O professor doutor João Coelho, coordenador de gestão do PIBID, finalizou a solenidade apontando o saldo positivo nos últimos dois anos do Programa, o seu crescimento e a mudança provocada nas escolas participantes: “agora nós temos estudantes da escola publica motivados e empolgados a entrar na universidade e serem estudantes de Música, Matemática, Química e outros cursos, pois agora conhecem o que é e sentem o desejo pelo conhecimento” ressaltou.
A Orquestra de Violões da Escola de Música do Estado do Maranhão, que conta com a participação de bolsistas da área de Música, se apresentou após o encerramento encantando os presentes com composições famosas regidas pelo professor coordenador da Área de Música do PIBID UEMA, José Roberto Froes.
A solenidade de abertura deu lugar à palestra ministrada pelo Professor Doutor Severino Vilar de Albuquerque, “Contribuições na Formação de Professores no Estado do Maranhão”, que discutia sobre as condições, desafios e contextos sociais da educação no estado e as principais necessidades na formação de novos professores. O momento foi proveitoso para o debate acerca da importância do Projeto e sua inserção nos municípios do continente.
A programação seguirá até o dia 13 de novembro com oficinas e palestras além de apresentações dos bolsistas sobre os trabalhos desenvolvidos nas escolas e discussões entre os coordenadores sobre os próximos passos para o programa.
1 comentário em “Uema promove II Encontro de Iniciação à Docência”
Boa tarde nobre amigo! Chegamos ao meio do mês de novembro, e consequentemente nosso prazo vem se esgotando, tendo em vista que só faltam 05 (cinco) meses para o final da validade do concurso de servidores do TJMA 2011. Como as convocações não vem acontecendo, pelos problemas orçamentários que o TJ vem enfrentando, visualizamos uma saída, que seria uma nova prorrogação do concurso. Isso permitiria que o Tribunal tivesse mais tempo para executar as convocações e daria mais esperança aos aprovados que aguardam ansiosos por uma chance de ingresso no serviço público. Destacamos que não haveria prejudicados, pois não existe edital para um novo concurso, sendo assim, o Tribunal não teria gastos em realizar um novo certame, e nós passaríamos a contar com um tempo maior para futuras convocações. Estaremos postando agora de maneira semanal, e contamos com a ajuda/compreensão para que possamos utilizar seu espaço – como já temos feito nos últimos meses – para a divulgação semanal de nossa causa e possível solução! Gratos pela oportunidade!
Segue a Lista dos aprovados dos Comissários de Justiça para São Luis-MA:
Comarca: São Luis
ANGELO CRUZ ALMEIDA DE SOUSA
CAROLINA DOS SANTOS MENDONÇA LIMA
RICARDO BRUNO BECKMAN SOARES DA CRUZ
CAROLINE DE OLIVEIRA RABELO
CARLOS OTÁVIO FREIRE FRANCO
ÍTALO COELHO ALBUQUERQUE
FERNANDO JOSÉ ANDRADE SALDANHA
GABRIELA CARVALHO RIBEIRO
MÁRCIO HENRIQUE ALMEIDA PORTELA
RODOLPHO SILVA OLIVEIRA
MÁRIO GONZAGA MATOS DOS REIS JÚNIOR
CÁSSIA ELENE BORRALHO DOS SANTOS
PÂMELA ALESSANDRA BORGES DE SOUSA
LEANDRO SALDANHA DE ALBUQUERQUE
JAMILLE BARROS CAMPELO
HEIDY KELLEM SOUSA
VANESSA CRISTINA RAMOS FONSÊCA DA SILVA
DIEGO SANTA BRIGIDA CUBA
DIEGO CARVALHO DE SOUSA
THIAGO DE SOUSA
DIANA DOS SANTOS TELES
FERNANDA PROTÁSIO VERAS
BETHANIA BELCHIOR COSTA
PAULA CRISTIANE SALDANHA VIANA
RAÍSSA MOREIRA LIMA MENDES
WESCLEY PAZ SOUSA
CARLA CHRISTINA DA SILVA ALLEN
NEILA MARILDA SOARES MORAES
CÁCIA SAMIRA DE SOUSA CAMPOS
FRANCISCO LEONARDO SILVA JUNIOR
JULIO CÉSAR NEVES SANTOS
LUIS GUILHERME BITTENCOURT SILVA
PATRÍCIA CASTELO BRANCO AZEVEDO
SHIRLEYANNE DA SILVA BRITO
WELISSON FERNANDO MORAES DE SOUSA
WEBER DE RIBAMAR PENHA CORREA
RAILSON CASTRO DE SOUZA
ROGÉRIO DE LIMA REIS ARAÚJO
SUELEN MARIA RODRIGUES SOUSA
THAÍSA HELENA PEIXOTO CASTELO BRANCO
MARCELO RODRIGUES ERICEIRA
LEONARDO JOSÉ DIAS CORDEIRO
AESKA DAMASCENO GUIMARÃES
GLEYCIANNE ARAUJO ALVES
GRACIELLE CRISTINA LIMA PEREIRA
JAILSON DOS SANTOS COSTA
Aproveitando, levantamos que, a questão da espera por convocações, não é apenas do nosso cargo – existem comissários em outras comarcas – , mas também dos Analistas, Técnicos e Auxiliares.
Desde já, agradecemos o espaço.