Ainda respondendo pela superintendência regional do Instituto do Patrimônio Histórico no Maranhão (IPHAN-MA), Kátia Bogéa (foto), disse nesta terça-feira, 27, em solenidade na Câmara Municipal de São Luís que até a próxima sexta-feira, 30, vai entrar em férias e não sabe se volta ao órgão.
Ela, que é natural da cidade de Lagarto, em Sergipe, recebeu hoje o título de Cidadã de São Luís, por iniciativa do presidente da Casa, vereador Astro de Ogum (PR), pelos relevantes serviços prestados à capital maranhense.
Kátia Bogea disse ainda que não recebeu o comunicado oficial de sua exoneração do cargo, que já teria sido solicitado por interferência do deputado federal Waldir Maranhão (PP) à presidente Dilma Rouseff (PT). Sob o comando do órgão, ela passou 12 anos.
A superintendente preferiu dizer que sua saída do IPHAN se deve ao grave momento de instabilidade política que atravessa o país.
Para o lugar de Kátia Bogea deve ser guinchado o subsecretário das Cidades, Alfredo Costa, que seria afilhado político do deputado Waldir Maranhão.