A professora Nair Portela foi nomeada ontem pela presidente Dilma Rousseff reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O ato de nomeação foi publicado ontem no Diário Oficial da União. Nair assumirá o cargo somente após a posse, que acontecerá em Brasília, em data ainda a ser agendada.
Eleita em maio pela comunidade acadêmica com mais de 50% dos votos, Nair Portela substituirá o médico e professor Natalino Salgado, que comandou a UFMA nos últimos oito anos, ampliando como nenhum outro gestor a estrutura da instituição. Não é exagero afirmar que Natalino Salgado foi o maior tocador de obras da história da universidade, que este ano completou 52 anos.
Prova disso foram as diversas construções, reformas, ampliações executadas no Campus do Bacanga, transformado em Cidade Universitária, e os altos investimentos no Hospital Dutra, que recebeu melhorias físicas e teve o corpo de servidores ampliado por meio de concurso público. Natalino também incentivou a interiorização da UFMA, com a instalação de vários campi fora de São Luís, muitos dos quais com cursos bastante concorridos, como o de Medicina, em Pinheiro.
O maior desafio de Nair Portela é justamente dar continuidade ao trabalho expressivo feito pelo antecessor. Para tanto, ela terá que superar uma série de obstáculos, sendo o principal deles a escassez de verbas, ocasionada pelo corte de mais de R$ 38 milhões do orçamento da UFMA, determinado pelo Governo Federal.
agora..temos..reitora..sim..sim…nobre..compnherada