Eleição 2016: ex-adjunta de Márcio Jerry pode enfrentar PCdoB em Coelho Neto

0comentário
Cristiane com Márcio Jerry, que lançou pré-candidato do PCdoB a prefeito, mas poderá tê-la como adversária
Cristiane com Márcio Jerry, que lançou pré-candidato do PCdoB a prefeito, mas poderá tê-la como adversária

A edição do Diário Oficial do Estado do último dia 15 traz a exoneração da psicóloga Cristiane Bacelar do cargo de secretária de Estado de Articulação Institucional da Secretaria de Assuntos Políticos e Federativos, pasta cujo titular é o todo-poderoso Márcio Jerry. Cristiane é vereadora em Coelho Neto e sua saída do governo tem um propósito eleitoral: articular uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o prefeito Soliney Silva (PRTB), a fim de desgastar a imagem do gestor e abrir caminho para sua candidatura a prefeita, com apoio do Palácio dos Leões.

Contrariando as pretensões da ex-ajunta, o governo já tem outro nome e este é ninguém menos que um militante do PCdoB e membro da atual  gestão, lançado durante a II Conferência Municipal do PCdoB no município, realizada no último dia 17. Trata-se de Cláudio Furtado, militante do PCdoB, até recentemente subsecretário de Estado de Gestão e Previdência, e agora secretário adjunto de Articulação Política, pasta do próprio Márcio Jerry, que, a propósito, foi quem lançou, pessoalmente, a sua pré-candidatura, durante a conferência.

Ainda assim, Cristiane assegura que tentará se viabilizar como candidata a prefeita de Coelho Neto, batendo de frente com os interesses da dupla Flávio Dino/Márcio Jerry, que usa toda a sua força para dar musculatura ao PCdoB, mais do que a qualquer outro partido da base aliada.

Em conversa, por telefone, com o o titular do blog, Cristiane Bacelar, casada há 20 anos com o ex-prefeito de Coelho Neto Magno Bacelar, liderança política expressiva na região, e filiada ao Solidariedade, fez duras críticas à gestão do prefeito Soliney Silva. Afirmou que o adversário oculta informações sobre a administração e mantém sob sua influência a grande maioria dos vereadores locais, impedindo, assim, que o Legislativo fiscalize como deveria os atos do Executivo.

CPI

Ato de exoneração de Cristiane Bacelar: fora do cargo, ela tentará viabilizar candidatura à sucessão municipal em Coelho Neto, onde o marido já foi prefeito
Ato de exoneração de Cristiane Bacelar: fora do governo, ela tentará viabilizar candidatura à sucessão municipal em Coelho Neto, onde o marido já foi prefeito

Foi justamente esse desequilíbrio de forças que, segundo ela, a levou a pedir exoneração do cargo no governo Flávio Dino e a reassumir seu mandato de vereadora, atendendo, assim, a um “apelo do povo”. Ela acusa Soliney de ter cooptado o seu suplente, o que inviabilizava a apresentação do requerimento com o pedido de CPI. Com o seu retorno, aumenta para quatro o número de assinaturas a favor da instalação da comissão de um total de 13 possíveis, suficiente para que a proposta seja votada.

O requerimento será apresentado nas próximas sessões, mas não ha garantia de que será aprovado, uma vez que o presidente da Câmara, Raimundão (PSD), é da base do prefeito. Aprovada ou não a CPI, Cristiane Bacelar diz que continuará denunciando os erros cometidos pelo prefeito e cobrando soluções. E, lógico, pleiteando não só a candidatura, mas, principalmente, a vitória nas urnas, de preferência, com as bênçãos do governo.

Quanto à posição de Márcio Jerry sobre seu pedido de exoneração, ela garante que o secretário ficou triste com a decisão. Mas, como em política a sinceridade não é regra, melhor crer que foi uma conveniência, uma situação que agradou as duas partes – ou não.

Os comunistas investem pesado em seu ambicioso projeto de conquistar o maior número de prefeituras possível no Maranhão em 2016, de modo a fortalecer ainda mais o seu grupo e pavimentar o caminho rumo à perpetuação no poder. E a prioridade sempre será o PCdoB.

Sem comentário para "Eleição 2016: ex-adjunta de Márcio Jerry pode enfrentar PCdoB em Coelho Neto"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS