Câmara Municipal volta a debater colapso na Barragem do Bacanga

1comentário
José Joaquim cobrou providências quanto a manutenção da Barragem do Bacanga
José Joaquim cobrou providências quanto a manutenção da Barragem do Bacanga

O desabamento de uma comporta da Barragem do Bacanga voltou a ser debatido com mais ênfase no Plenário da Câmara Municipal de São Luís, nesta quarta-feira, (23). Após algumas discussões proveitosas, tendo como protagonista os vereadores José Joaquim (PSDB), que concedeu uma entrevista ao programa “Câmara em Destaque”, veiculado pela Rádio Difusora AM e aprovação de uma indicação de sua autoria, reiterando proposições apresentadas anteriormente, foi realizada uma sessão extraordinária para a limpeza da pauta que se encontrava trancada a algumas sessões.

José Joaquim fez um histórico da situação daquele elo de ligação entre o eixo Itaqui-Bacanga com o centro da cidade e outros bairros. Já a vereadora Rose Sales falou sobre uma reunião agendada para acontecer no plenário do Legislativo Ludovicense com a participação de parlamentares e técnicos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para tratar do assunto Barragem do Bacanga.

Com uma vasta documentação José Joaquim apresentou proposições solicitando providências quanto a manutenção da barragem do Bacanga, datando desde o ano de 2001. Numa abordagem técnica até como engenheiro por formação e atuação, José Joaquim disse que “como sempre procurei deixar claro qualquer obra depois de concluída deve ser passar por manutenção, e a barragem do Bacanga necessariamente enquadra-se nessa situação, pois sua construção data do na de 1970, idealizada e executada pelo notável engenheiro e prefeito Haroldo Tavares e sua brilhante equipe”.

Sobre indicações e requerimentos apreciados e votados o vereador tucano lamentou uma falta de retorno das autoridades chamadas para tratar do assunto, e voltou a tratar da falta de manutenção, ao tempo que lembrou o trabalho executado durante a gestão Jackson Lago em uma das comportas da barragem.

José Joaquim fez u alerta sobre as pedras que estão sendo jogadas para amenizar a situação, já que “precisamos dimensionar as pedras que estão sendo atiradas, até porque temos de ficar está preparados para a próxima maré de sizígia”. Para concluir ele fez questão de enfatizar que “não é de hoje que esta Casa (Câmara Municipal) vem tratando desse problema”.

Intervenção recorrente

Fazendo uso da palavra Rose Sales destacou a “intervenção recorrente desta Casa”, para voltar a colocar em pauta a reunião de trabalho entre vereadores, pesquisadores da Ufma, representantes governamentais, do Corpo de Bombeiros, Exército e outros. Para ela esse encontro tem por objetivo a construção de uma ação integrada emergencial.

Já o vereador Pavão Filho (PDT) aproveitou para manifestar acerca do tema abordado por seus pares, corroborando com o que foi discutido anteriormente. Na oportunidade ele parabenizou o governador Flávio Dino e sua equipe “por está enfrentando de frente essa situação com essa providência bastante oportuna que se encontra em andamento para no momento buscar amenizar o atual quadro até ser tomada uma decisão definitiva”.

1 comentário para "Câmara Municipal volta a debater colapso na Barragem do Bacanga"


  1. lucas

    Durante 50 anos essa Familia Miserável ficou no poder o que eles fizeram pela barragem eu teria vergonha de ser um jornalista que não fala a verdade com medo de perder o emprego e se trata esse papel de babão.

    Resposta: nunca deixei de apontar os problemas da barragens desde que iniciei minha carreira de jornalista, seja no blog seja no jornal. Seus insultos gratuitos não me abalam, pois tenho consciência do meu trabalho e do meu compromisso profissional.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS