SSP abre processo para expulsar delegada presa por extorsão

0comentário
Delegada Clenir foi presa em maio acusada de extorquir blogueiro
Delegada Clenir foi presa em 2013, também acusada de extorão

exclusivoA Secretaria de Segurança Pública (SSP) instaurou processo administrativo disciplinar para investigar supostas irregularidades cometidas pela delegada de Polícia Civil Clenir Maria Reis no exercício do cargo. A delegada chegou a ser presa em maio de 2013 sob a acusação de extorsão, concussão e prevaricação (relembre). Dois meses depois, ela foi solta e desde então vem respondendo em liberdade.

O processo administrativo disciplinar, que refere-se a outra acusação de extorsão contra a delegada, foi instaurado via Portaria nº 608/2015, assinada pelo secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, e publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 15. Caso seja comprovada a culpa, ela pode ser expulsa dos quadros da Polícia Civil do Maranhão.

De acordo com a Investigação Preliminar nº 031/2015, conduzida pela SSP, há indícios de que a delegada cometeu as violações enquanto esteve lotada na Delegacia da Mulher de Açailândia.

Em 24 de janeiro de 2013, a delegada teria recebido a comunicação de violência doméstica praticada contra Maria Rocha da Silva, cuja autoria foi atribuída ao companheiro desta, Raimundo Nonato dos Santos Varão. Clenir teria determinado o registro da ocorrência policial e mandado fazer fotografias das lesões sofridas pela vítima. No entanto, eximiu-se de fazer a intimação do acusado e a instauração e a conclusão do devido procedimento legal para investigação do crime.

Em vez disso, a delegada determinou ou permitiu que seu próprio companheiro, Reinaldo Marra de Castro Júnior, e um amigo identificado como Edilson Ferreira Reis fossem à procura do agressor, exigindo uma quantia para não conduzi-lo à prisão. Como não encontraram Raimundo, passaram a exigir o dinheiro da mão dele, Maria do Rosário dos Santos Varão.

Uma comissão formada pelos delegados Antônio de Lima Paulino, Antônio Albuquerque Leal e Audifram Ribeiro de Sousa vai apurar os fatos, coletar as provas do fato e encaminhar o resultado da investigação para que seja definida a pena a ser aplicada à colega.

Sem comentário para "SSP abre processo para expulsar delegada presa por extorsão"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS