A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), deu início ao projeto que visa à prevenção e à promoção da saúde dos eqüinos utilizados em veículos de tração na capital. O cadastro teve inicio no último sábado (14), na Associação dos carroceiros do Pólo do Coroadinho.
Na ocasião, foram cadastrados 60 condutores e 52 eqüídeos. Todos foram imunizados com a vacina anti-rábica. “Por meio do projeto, a prefeitura também levará palestras educativas sobre questões ambientais, manejo adequado dos animais, maus tratos, entre outros temas, além de cursos profissionalizantes de transformação de alimentos para as famílias dos criadores, é uma determinação do Prefeito Edivaldo Holanda Jr., que seja dado uma atenção especial a todas classes e a dos carroceiros não será diferente”, ressaltou o secretário, Aldo Rogério.
Quanto à parceria com a Semus, esta será efetivada na forma palestras sobre zoonoses e aplicação de vacinas nos condutores. Serão beneficiados mais de 200 carroceiros dos bairros Coroadinho, Bacanga, Anjo da Guarda e outros. O objetivo principal do projeto será promover a saúde dos animais utilizados em carroças. Uma vez finalizado o cadastro, será montado um banco de dados com estatísticas referentes aos condutores e seus respectivos animais.
Nossa, que bacana que bom que estão olhando para esta categoria tão esquecida e também para os animais que muitos adoecem, são maltratados, adorei esse projeto!
Parabens viu pq nunca vi nenhum projeto voltado para os carroceiros e muito menos para os animais que tambem precisam de assistencia
Esse projeto ja evita problemas futuros com o cadastramento fica tudo mais organizado, conscientiza os carroceiros e cuida dos animais, essa foi uma boa ideia. tenho que admitir.
O ideal seria extinguir a tração animal. Já existem em outras capitais a alternativa de usar protótipo de triciclo que tem dado certo. Vejo apenas animais sem horário certo pra trabalhar, cargas com peso acima do que suportam e todos os outros tipo de maus-tratos.