Estudantes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) protestaram, na manhã de hoje, contra a precariedade do sistema de transporte que serve à comunidade acadêmica. Eles bloquearam a entrada do Campus Paulo VI e obrigaram dezenas de passageiros a desembarcar dos coletivos que tentavam passar pelo portão que dá acesso à instituição. Por ironia, a manifestação aconteceu no mesmo dia em que o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Clodomir Paz, vangloriou-se, durante um evento na praça Deodoro, de supostas melhorias nessa área, fato também divulgado em propaganda oficial bancada pela Prefeitura de São Luís em vários órgãos de comunicação.
Frota reduzida, superlotação, ônibus sujos e malconservados e atrasos nas viagens foram as principais queixas dos universitários. Segundo eles, já foram feitos vários apelos à administração da Uema e à SMTT, mas até o momento não houve resposta. Alguns estudantes reclamaram que é comum as rotas serem interrompidas por causa de falhas mecânicas nos coletivos, o que acarreta transtornos como perda de aulas e de outros compromissos acadêmicos.
A cada dia pior, o sistema de transporte que serve à Uema há muito tempo não atende a contento a comunidade acadêmica. Sem resposta para os seus apelos, os estudantes têm as manifestações de rua como único meio de reagir ao caos que toma conta do serviço.
Fotos: Biné Morais/O Estado do Maranhão