Um incêndio de origem ainda desconhecida destruiu completamente, na madrugada desta quinta-feira (21) o fórum da comarca de Poção de Pedras, localizado na Rua Israel s/n, no Centro da cidade, conforme informação da juíza titular Teresa Cristina Franco Palhares.
Logo após ser informada sobre o sinistro, a magistrada entrou em contato com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jamil Gedeon, com o corregedor-geral, desembargador Guerreiro Júnior e com o desembargador Marcelo Carvalho, que estava no plantão.
“São grandes e graves os prejuízos para a Justiça e a sociedade, o resultado desse incêndio, uma vez que, de um acervo de algo em torno de 1900 processos, pouco mais de 100 foram salvos, exatamente aquelas peças que estavam a cargo de advogados e do Ministério Público”, revelou a juíza.
Ela destacou que o problema é de graves proporções, enfatizando que todos temiam que houvesse explosão, o que poderia resultar em vítimas. Ela acionou os destacamentos policiais de Poção de Pedras e Esperantinópolis, que nada puderam fazer, em razão do prédio ter sido consumido pelas labaredas em pouco tempo, causando o desabamento da estrutura física.
“Só nos resta esperar agora o resultado da perícia. Há um sentimento de desolação, em decorrência desse grave problema, que afeta a Justiça e a sociedade, principalmente as pessoas arroladas nas centenas de processos que foram destruídos”, revelou a magistrada.
O corregedor-geral de justiça, Guerreiro Júnior afirmou que já manteve contato com o sistema de segurança do Estado, para que o episódio seja apurado dentro do menor espaço de tempo possível. Ele disse que não pode fazer juízo de valor e que prefere aguardar o resultado da perícia, para se manifestar com mais profundidade sobre o problema.
Assista ao vídeo com imagens do incêndio:
Fonte: Corregedoria Geral de Justiça