Roupa suja
Repercutiu muito mal entre dirigentes da Beija-Flor a confusão envolvendo o produtor cultural José Pereira Godão (Bicho Terra e Companhia Barrica) e o jornalista Joel Jacinto (Jornal Pequeno e Rádio Educadora), ocorrida no último sábado, durante a escolha das três composições maranhenses que disputarão, no Rio de Janeiro, o concurso que definirá o samba-enredo da escola carioca em homenagem aos 400 anos de São Luís, no próximo Carnaval. Ainda no Ceprama, onde foi realizada a seletiva, um diretor da agremiação, que assistira a tudo e se mostrara espantado com a baixaria, declarou a alguns músicos, sobre o palco, que “roupa suja se lava em casa”.
Vazamento
O vazamento de uma grande quantidade de óleo diesel, ocorrido na última quinta-feira (15), causou a morte de milhares de peixes e a poluição de uma extensa faixa de manguezais na área do Porto do Itaqui. O caso vem sendo tratado com extremo sigilo na área portuária, mas uma fonte do blog revelou não só o incidente como o empenho dos envolvidos para que a informação não vazasse. Chamado tecnicamente de “ocorrência órfã”, já que até o momento não se sabe qual a origem do vazamento, o dano ambiental tem tudo para ficar impune, já que nenhuma autoridade foi acionada para checar a situação in loco.
Com a barriga
Indiferente ao bombardeio que vem sofrendo por causa das ações do Ministério Público Estadual que pedem seu afastamento do cargo e a devolução de R$ 180 mil, o presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Alberto Ferreira, compareceu a uma confraternização promovida no último sábado pelo empresário Batista, da Ótica Visão, em sua chácara, no Angelim. Entre um gole e outro de cerveja, Ferreira, quando indagado sobre a posição que adotará durante o processo, repetia aos interlocutores que empurrará a questão com a barriga.
Mal das pernas
Por falar em futebol, a situação não anda nada boa para o Sampaio Corrêa. Depois de liderar o seu grupo por quase toda a primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D, o Tricolor perdeu a primeira posição na última rodada para o Independente-PA ao empatar em casa, em 1 x 1, com o São Raimundo (PA). Resultado: disputará o mata-mata com o Cuiabá-MT com a desvantagem de jogar a segunda partida no campo do adversário. Torcedores e alguns profissionais da própria crônica esportiva ouvidos pelo blog demonstraram desânimo em relação ao futuro da Bolívia Querida na competição. Para a maioria, o time montado este ano pelo presidente Sérgio Frota é pior que o do ano passado, desclassificado em pleno estádio Nhozinho Santos pelo Guarany de Sobral, que depois acabou sagrando-se campeão do certame.
Esconde-esconde
O vereador do município de Raposa Márcio Greyck (PV) vem travando um verdadeiro jogo de esconde-esconde com um advogado em cujo carro colidiu no feriado da Semana da Pátria, no Vinhais. Após bater no veículo do profissional do Direito, Greyck se comprometeu a ressarcir o prejuízo. Passadas duas semanas, o vereador ainda não pagou o conserto e se recusa a atender os telefonemas feitos pelo advogado. Apesar dessa pendência e de outras manchas em seu currículo político, Márcio Greyck, que vem sendo taxado de traíra por trocar o PSDB pela sigla verde, é apontado em todas as sondagens como possível candidato a prefeito de Raposa, na eleição do próximo ano.
Favorecimento
Em meio ao clima tenso que se instalou por causa das duas paralisações realizadas semana passada por operários que trabalham na construção da Refinaria Premium, em Bacabeira (veja post abaixo), foram descobertos favorecimentos a alguns ocupantes de cargos de liderança no canteiro de obras. Um deles, o da área de transporte, recebia salário de R$ 15 mil por meio de um esquema que tinha a participação de uma grande empresa que atua no ramo rodoviário. Ao tomar conhecimento dos fatos, a Petrobras exigiu providências imediatas da cúpula do Consórcio Galvão-Serveng-Fidens, responsável pela execução do projeto. Uma das medidas foi a demissão sumária do engenheiro identificado apenas como Maurício, que na última quinta-feira avançou com seu carro sobre um grupo de trabalhadores que protestava em um dos pátios.
Foto: De Jesus/O Estado do Maranhão