O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu duas Licenças de Pesquisa Sísmica (LPS) à empresa Spectrum Geo do Brasil Serviços Geofísicos Ltda. para realização de levantamentos bidimensionais em águas profundas em oito bacias sedimentares brasileiras, entre as quais a Pará-Maranhão e a de Barreirinhas.
No caso específico das duas bacias maranhenses, a pesquisa tem a finalidade de localizar reservas de petróleo e gás natural, a exemplo do que já ocorreu na bacia do Parnaíba, onde já teve início a exploração, pela OGX, braço de petróleo e gás do conglomerado de empresas comandado pelo bilionário Eike Batista.
O objetivo da pesquisa é proporcionar conhecimento geológico em escala regional, cobrindo grandes áreas marítimas. A primeira licença, cuja validade se encerrará no fim de abril de 2012, autoriza levantamento geológico nas bacias da Foz do Rio Amazonas, Ceará e Pontiguar, Pará-Maranhão e Barreirinhas, que compõem o Programa Margem Setentrional. A segunda licença, com prazo até o fim de março de 2013, refere-se às bacias Campos, Santos e Pelotas, que formam o Programa Margem Meridional.