Conferência de Saúde discute controle social do SUS em Paço do Lumiar

1comentário

Com o tema “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS em Paço do Lumiar”, foi encerrada hoje a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Paço do Lumiar. O evento teve inicio na última quinta-feira, no Clube da Assembleia Legislativa, no Maiobão e foi finalizado com a eleição de delegados para a Conferência Estadual de Saúde.

A Conferência de Saúde teve como objetivos discutir os problemas do Sistema Único de Sáude (SUS) e a busca de soluções para que cada luminense seja beneficiado. E ainda de debater propostas sobre saúde para todos os segmentos da sociedade civil e local, para impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade e diretrizes do SUS e discutir o controle social do sistema em Paço do Lumiar.

Para o padre Jean Marie Van Damme, o controle social do SUS é uma iniciativa recente. Para que seja bem sucedida, é necessária a participação da população e dos conselheiros, de modo a elaborar uma política efetiva, que possa atender a todos da melhor forma e com igualdade.

Cerca de 500 pessoas, entre representantes da sociedade civil e do poder público, participaram do primeiro dia da Conferência. Todos puderam compreender melhor a gestão do SUS no território de Paço do Lumiar e obtiveram explicações sobre temas como o acesso e acolhimento com qualidade e o controle social, que representam um desafio para o SUS. Emseguida, houve a divisão dos participantes em grupos de trabalho para a eleboração de propostas de melhoria para o sistema no município.

Cerca de 500 pessoas participaram do evento

A secretária municipal de Saúde, Maurie Anne Moura, destacou que a conferência serviu para que fossem apresentadas propostas de melhoria para o SUS e como fórum no qual a população pôde apresentar suas demandas em relação ao sistema de saúde de Paço do Lumiar. Durante o evento, houve ainda a apresentação do Plano Municipal de Saúde à sociedade.

Estiveram presentes no primeiro dia do evento o conselheiro municipal de Saúde, Rubens Pessoa; o conselheiro estadual de Saúde, André Castro; o chefe de gabinete da prefeita Bia Venâncio, Thiago Aroso, e convidados.

Hoje, segundo e último dia da Conferência Municipal de Saúde, foram apresentadas as propostas de melhoria para o SUS, por meio de grupos e trabalho, e serão eleitos delegados para a Conferência Estadual.

1 comentário para "Conferência de Saúde discute controle social do SUS em Paço do Lumiar"


  1. FIGUEIREDO DO PARANÃ

    MEUS AMIGOS, NÃO É PRECISO SER BOM EM MATEMÁTICA PARA DIZER QUE NESTA PLATEIA NÃO TEM 500 PESSOAS, ELES MANIPULARAM COMO SEMPRE E ELEGERAM SÓ OS CHEGADOS DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, OU SEJA, AQUELES QUE ESTÃO NA FOLHA. TODOS NÓS DO PAÇO SABEMOS QUE A FRAUDE E O DESCASO NA SAÚDE E OUTRAS ÁREAS EM PAÇO É EXTREMANTE GRANDE E NIMGUEM FAZ NADA,MAIS EU PENSAVA QUE TERÍAMOS DE AGUARDAR ATÉ 2012 PARA ELIMINARMOS ESTA ADMINISTRAÇÃO, MAS PARECE QUE QUINTA FEIRA A JUSTIÇA VAI DAR A BIA BURACO O QUE ELA E SEUS COMPARSAS MERECEM É SÓ AGUARDAR PRA VER, QUER MUDAR EM 2012 É FIGUEIREDO DO PARANÃ E PROFESSOR JOSEMAR

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS