Comissão de Recesso
Devido ao recesso parlamentar, foi formada, na Câmara Municipal de São Luís, a Comissão de Recesso, que é presidida pelo vereador Ivaldo Rodrigues (PDT) e tem como membros os vereadores Astro de Ogum (PR), Francisco Carvalho (PSL), Professor Lisboa (PCdoB) e como suplente o vereador Armando Costa (PSDC). Como presidente da comissão, o vereador Ivaldo Rodrigues começou a semana com agenda cheia. Logo cedo, o pedetista despachou na Câmara Municipal. Após o meio-dia, Ivaldo se dirigiu até o bairro Renascença, onde concedeu entrevista ao programa “Agora Maranhão”, da TV Meio Norte, Canal 28.1, apresentado pelo jornalista Heider Lucena. A entrevista teve duração de 10 minutos e foi baseada na aprovação Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e também sobre o recesso da casa legislativa ludovicense. O recesso acabará dia 2 de agosto e até lá todos os membros da comissão vão dar plantão na Câmara Municipal em sistema de rodízio. Como são três dias na semana, é provável que o vereador Ivaldo Rodrigues esteja de plantão todas as segundas feiras. As sessões voltarão ao normal a partir do dia 3 do próximo mês e logo de cara, está prevista a votação do regimento interno da Câmara. Mesmo de recesso, Ivaldo Rodrigues tem aproveitado o tempo para visitar comunidades e ao mesmo tempo acompanha as obras que estão sendo feitas na capital maranhense.
Passarela
O vereador de São Luís Josué Pinheiro (PSDC) pediu, por meio de indicação ao governador Flávio Dino (PCdoB), que inclua no programa de obras prioritárias a construção de uma passarela para pedestre nas imediações da escola Dom Bosco, edifício Medical Center e o complexo logístico Tropical Shopping Center, localizado na Avenida Colares Moreira no bairro do Renascença. O pedido do vereador foi formalizado por meio da Câmara Municipal de São Luís e encaminhado ao governador, com uma cópia ao secretário da pasta. “Após ouvir várias solicitações e com o intuito de atender à demanda, tomei as devidas providências, visto que, a nossa ideia é de evitar acidentes e facilitar a vida daqueles que fazem a trajetória de atravessar a Avenida Colares Moreira”, relatou Josué Pinheiro.
Bombeiro Mirim na Vila Fialho
O vereador Roberto Rocha Júnior (PSB) participou, na manhã do último domingo, da aula inaugural do projeto Bombeiro Mirim, ministrada na sede da União de Moradores da Vicente Fialho. O programa é uma iniciativa que visa à complementação educacional, desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros e destinada a crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, de ambos os sexos, e que residem em regiões socialmente vulneráveis. Com foco na reeducação por meio de práticas saudáveis, o Bombeiro Mirim tem como objetivo disponibilizar a valorização da cidadania e inclusão social, por meio da preparação para ações de defesa civil, práticas de prevenção às drogas e a violência, atividades de conservação do patrimônio ambiental, noções de primeiros-socorros, prevenção e combate a incêndio, educação no trânsito, salvamento e defesa civil, dentre outros. Roberto Rocha Júnior destacou a importância dos conhecimentos que os jovens da Vicente Fialho terão por meio do programa Bombeiro Mirim. “O projeto é de grande importância na formação e na qualificação dessas crianças e adolescentes da região, pois sabemos que a educação é a base de tudo. Tenho certeza de que os jovens que participarem do projeto Bombeiro Mirim, terão, sem dúvidas, mais oportunidades no mercado de trabalho, pois serão adultos mais responsáveis e conscientes de seu papel na sociedade”, ressaltou.
Asfalto
A Associação de Moradores da Vila Valian está reivindicando ao vereador Barbosa Lajes (PDT) a urbanização das avenidas Marly Abdalla e Norte Sul e da Rua Jacamim, que estão em péssimas condições de tráfego. Preocupado com a situação da comunidade, o vereador apresentou, na Câmara Municipal de São Luís, antes do recesso, proposta para execução desses serviços públicos. O parlamentar solicita ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), que determine ao secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, a inclusão da pavimentação dessas vias no cronograma de obras do Município. O vereador argumenta, em sua proposição, que as ruas da Valian estão em péssimas condições, comprometendo o fluxo de veículos e a locomoção dos moradores. “Agora que as chuvas diminuíram, é o momento ideal para a prefeitura executar essas obras públicas” salientou o Barbosa Lages.
Asfalto II
Em pauta, no plenário da Câmara Municipal de São Luís, requerimento do vereador Antônio Isaías Pereirinha (PSL) solicitando ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), a pavimentação da Rua 17, no bairro Parque Aurora, vizinho ao Cohatrac. O vereador sugere, em sua proposição, que o prefeito autorize o secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, a incluir no cronograma de obras da prefeitura a recuperação do calçamento dessa via pública, que está em péssimas condições de tráfego. A proposta do vereador Pereirinha atende reivindicação da comunidade.