Regularização fundiária
Um dia que podia ser de mais uma audiência realizada no Plenário Simão Estácio da Silveira, na Câmara Municipal de São Luís, acabou se tornando em um evento histórico na casa do legislativo ludovicense. A audiência Pública sobre Regularização Fundiária Urbana, proposta pelo vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), reuniu as maiores autoridades do Estado do Maranhão no assunto. Com uma visão aprofundada, os debatedores deram uma aula sobre regularização fundiária. Na abertura dos trabalhos Ivaldo Rodrigues, deixou claro sua preocupação para com os moradores de São Luís que vivem em áreas irregulares. “É preciso que o poder público veja com carinho a situação dessas pessoas que moram em áreas irregulares e não possuem título de posse de seus imóveis. São mais de 60% dos moradores que se quer tem um documento que comprove a regularização. Acredito que o prefeito Edivaldo Holanda Junior, juntamente com o governador Flávio Dino, revejam essa situação e ajudem esse povo ter mais dignidade. São áreas com Itaqui Bacanga, Vila Luizão, Cidade Olímpica e outras, que precisam ser regularizadas o mais rápido possível. O Maranhão vive um momento histórico, e tenho certeza que vamos avançar bastante no que diz respeito regularização fundiária”, destacou o pedetista.
Hortomercado do Monte Castelo pode virar escola
Por meio de indicação aprovada pela Câmara Municipal de São Luís, o vereador Pavão Filho (PDT) está solicitando ao governador Flávio Dino, a recuperação do antigo prédio onde funcionou o Horto Supermercado, no Monte Castelo, para que seja transformado em Escola de Tempo Integral.
Para o vereador, o referido prédio que está abandonado há tempos, cheio de mato, e que vem servindo apenas, de abrigo a marginais, será muito bem aproveitado com a construção de uma Escola de Tempo. O parlamentar diz está confiante na boa acolhida do pleito pelo governo, até porque a educação integral no Maranhão deve ser encarada pelo poder público como um processo moderno de formação mais eficiente para os jovens. Pavão diz estar seguro que a construção de uma escola com essas características influenciará de forma positiva no desenvolvimento do processo educacional e cultural da população, formando profissionais aptos a enfrentar os desafios da sociedade.
Câmara homenageia blocos tradicionais
Para homenagear o “Dia Municipal dos Blocos Tradicionais”, transcorrido no dia 8 deste mês, a Câmara Municipal de São Luís, atendendo à solicitação do vereador Gutemberg Araújo (PSDB), realizará sessão solene, às 10h de hoje no seu plenário. Na ocasião, também serão entregues placas comemorativas para integrantes de diversas agremiações de blocos tradicionais da cidade. Foram convidados para a solenidade o prefeito Edivaldo Holanda Júnior; a secretária de Cultura do Estado, Ester Marques; o presidente da Fundação Municipal de Cultura (FUNC), Marlon Botão; a superintendente do IPHAN – Maranhão, Kátia Bogéa; o presidente da Associação Maranhense dos Blocos Tradicionais (AMBC), Ivando Santana; e a presidente da Academia Maranhense dos Blocos Tradicionais, Silvana Fontenele. Sobre o objetivo da sua proposição, o vereador Gutemberg Araújo – que também é o autor da lei instituidora do Dia Municipal dos Blocos Tradicionais – diz se tratar de uma justa homenagem a um segmento ímpar da cultura brasileira e maranhense.
Vereadores atentos à reforma política
Os vereadores Antônio Isaias Pereirinha (PSL) e Ricardo Diniz (PHS) foram escolhidos para participar de uma comissão composta por doze (12) parlamentares municipais, com a finalidade de debater a reforma política com deputados federais e senadores. A constituição da comissão se deu durante encontro em Brasília, na semana passada, com duração de três dias, com a participação de mais de 800 vereadores de todo Brasil. Esse grupo já deixou agendado reuniões mensais para discutir o assunto com os membros da Comissão de Reforma Política no Congresso Nacional, e a próxima reunião da comissão deverá acontecer no final deste mês. Sobre os principais temas debatidos inicialmente entre os vereadores e a Comissão de Reforma Política, entraram em pauta a adoção do “Distritão”, passando a vigorar a partir das eleições de 2016; fim das coligações partidárias, mandato de seis anos para vereadores, unificação de eleições e fim da reeleição para prefeitos, governadores e presidente.
Marquinhos homenageia mães
O vereador Marquinhos (PRB) fez uma das mais belas homenagens de seu mandato para as mães dos bairros Fialho e Anil, além de diversas igrejas de São Luís. O vereador promoveu pessoalmente e com recursos próprios as ações em 14 igrejas e nos dois bairros acima citados. Cerca de 300 prêmios foram sorteados às homenageadas, que ficaram encantadas não só com os prêmios, mas, também, com o reconhecimento em cada solenidade. Um dos 14 templos religiosos visitados pelo vereador foi a igreja Católica da Vila Luizão, que encerrou o festejo de Nossa Senhora de Fátima, com uma linda missa e, ao final, um sorteio de muitos prêmios. As igrejas evangélicas Vinho Novo e Batista da Vila Luizão, a Assembleia de Deus do Sol e Mar, a Associação das Donas de Casa da Vila Luizão e a Igreja Adventista da Vila Luizão também receberam a comitiva de Marquinhos, que foi bastante cumprimentado pelo gesto.