Cooperativa voltada para profissionais da área da saúde atingiu o segundo lugar em crescimento entre as 27 cooperativas associadas
Apesar da crise, a Unicred São Luís (Monte Castelo) reinventou-se com uma política baseada na redução severa de custos e otimização da qualidade do atendimento, além da profissionalização da análise de crédito, entre outras estratégias. O rápido crescimento, em menos de um ano, deu-se também pelo trabalho focado do conselho e de sua diretoria e pelo aumento da credibilidade por parte dos cooperados. O resultado é que a cooperativa maranhense está em segundo lugar entre as 27 associadas de todo o Brasil.
A capacidade de crescimento do sistema de crédito no Maranhão é imensa e a meta da diretoria é galgar o primeiro lugar nacional. Com um sistema de baixo custo, IOF menor, taxas menores do que os bancos particulares e públicos, conseguiu alavancar os negócios, trazer de volta antigos associados que já negociavam em outros bancos e captar novos, os quais atentaram para as imensas vantagens de fazer parte e também de se tornarem donos de uma instituição financeira. “Nosso trabalho continua e agora estamos prestes a inaugurar a nossa nova sede, daqui a três meses”, disse o presidente Cícero Evandro Soares, referindo-se à agência que funcionará no Shopping da Ilha.
Sem crise
Segundo Cícero Evandro Soares, até agora a crise passa longe dos sistemas de cooperativas de crédito brasileiras. Com um aumento das operações na ordem de 30% e evolução de depósitos em 27% nos últimos cinco anos, o sistema, que está entre as 10 principais instituições financeiras do Brasil, há tempos vem demonstrando sua força, com destacado crescimento acima dos bancos tradicionais, que oscilaram em torno de 16,7%. Com o temor da volta da inflação, o governo lançou mão de um pacote de medidas para tentar desacelerar esse processo, elevando a taxa básica de juros e, conseqüentemente, reduzindo as condições de crédito.
O sistema de crédito cooperativado destaca-se com oportunidades de negócios a frente dos bancos tradicionais. “Alguns bancos oficiais ainda estavam no páreo, mas isto mudou após medida do ministro da Fazenda Joaquim Levy de não subsidiar, ou seja, usar dinheiro público para tornar mais barato as taxas dos bancos oficiais. O resultado foi um enorme prejuízo. Isto quer dizer que vislumbramos taxas ainda mais atrativas nos próximos meses, apesar da crise”.
Na atual situação econômica, ninguém no mercado renumera o capital mais do que o sistema cooperativado, haja vista que, além do IOF de 0.38%, o sistema apresenta o maior diferencial, que são as sobras positivas (lucro), as quais são dividas para todos os cooperados em proporção à sua movimentação. “E ainda tem as excelentes taxas baseadas no CDI, que permitem um ganho único na atual conjuntura. O sistema conta com o Fundo Garantidor de Crédito, igual a todos os bancos”, explicou Evandro Soares.
Com um sistema enxuto, com contas equilibradas e auditoria constante do próprio Banco Central, a cooperativa Unicred São Luís está facilitando o crédito para o cooperado maranhense da área médica, já que visa em primeiro lugar a satisfação do associado, que na realidade é o dono da instituição.
“O mercado para expansão em nosso Estado é imenso, já que não tínhamos tradição neste sistema de crédito cooperativado. Em estados vizinhos do Norte e Nordeste, a Unicred é a principal instituição financeira dos profissionais de saúde. Com o inicio das atividades da cooperativa de crédito dos empresários aqui de São Luís e da Unicred Imperatriz, o Maranhão entra de vez em um sistema que é forte não só no Brasil como em países da Europa e da América do Norte”, finalizou o presidente.