O auge da revolta

10comentários

professoresA mensagem estampada na faixa exibida na manhã desta terça-feira, na praça Deodoro, por duas professoras da rede municipal dá a idéia exata da indignação da categoria com o modo como o prefeito João Castelo (PSDB) vem gerindo o sistema de ensino em São Luís.  Em greve desde 19 de maio para reivindicar reajuste salarial de 27%, os docentes seguiram mais uma vez em passeata até a Câmara Municipal, onde fizeram novo apelo aos vereadores.

No auge de sua revolta, os professores desmentiram categoricamente a secretária municipal de Educação, Sueli Tonial, que afirmou, em entrevista à TV Mirante, estar aberta à negociação com a classe. Ao contrário do que disse Tonial, os educadores asseguram que a paralisação continua por pura intransigência da administração municipal. Eles alegam que em vez de apresentar-lhes uma proposta acima dos 8% já rejeitados, a prefeitura preferiu tentar atropelar o movimento na Justiça.

Nesta quarta-feira, a greve completa 22 dias, período em que milhares de alunos, a maioria crianças, estão fora de sala de aula. Sem qualquer perspectiva de acordo, a paralisação dos professores ganha, a cada dia, maior apoio da sociedade e deixa ainda mais evidente o caos na problemática gestão de Castelo.

10 comentários para "O auge da revolta"


  1. Paulo

    QUEM MANDOU VOTAR NO HOMEM … TODO MUNDO SABIA QUE JOÃO CASTELO ERA UM CABRA IRRESPONSAVEL.

  2. professor

    É isso aí.
    Estamos indgnados pois o prefeioto se recusa a nos receber. Estamos nas ruas todos os dias e ele não quer nos receber. É absurdo a forma que ele governa. Mas é que o povo tem memória curta. Quando ele foi governador, mandou a polícia bater nos estudantes por conta da meia passagem.
    Como governador ele fez isso. Agora como prefeito ele aumenta apassagem dos ônibus
    Não paga devidamente os servidores. Os coperativados estão há pelo menos dois meses sem receber.
    Agora me digam uma coisa. Se ele esta viajando como foi dito, Cadê a VICE?
    Cadê o leite?
    Cadê os uniformes dos alunos?
    Cadê os Kits dos alunos?
    Cadê o hospital do angelim?
    Cadê as progressões?
    Cadê as mudanças de letras?
    Cadê o décimo terceiro pra pagar o IPTU de DON BURACON

  3. PAULA MARIA CARNEIRO SANTOS

    EU ACHO QUE CASTELO TÁ PISANDO MUITO NA BOLA PRINCIPALMETE QUANDO DEU 50% DE AUMENTO A CARGO COMISSIONADO E PARA FUNCIONÁRIO SÓ 6% E PRA PROFESSORES ATÉ AGORA NÃO DECEDIU ISSO É UM ABSURDO PRINCIPALMENTE TEM CARGO COMISSIONADO QUE TÁ MAMANDO NA TETA PREFEITURA PARA NÃO FAZER NADA E CASTELO NÃO VER ISSO E 13º QUE ATÉ AGORA NÃO SAIU POXA CASTELO VER SE VC OLHA MAIS PARA OS SEUS FUNCIONARIO QUE MUITOS VOTARAM EM VC. E ESSA GARDENINHA TEM É QUE CUIDAR É DO MANDATO DELA LÁ NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA E NÃO NA PREFEITURA MUNICIPAL PORQUE JÁ TEM MUITA GENTE MANDANDO.
    AGORA A PREFEITURA NÃO TEM REALMENTE CONDIÇÕES DE AUMENTAR O DINHEIRO DOS FUNCIONÁRIOS MESMO PORQUE O QUE TEM DE SERVIÇO PRESTADO TEM É QUE CHAMAR OS CONCURSADO E TIRAR A METADE DESSES SERVIÇOS PRESTADO QUE TEM MUITOS QUE SÓ ESTÃO MAMANDO TAMBÉM NA TETA DA PREFEITURA
    MAIS SE NÃO TIVER JEITO DEIXA OS SERVIÇO PRESTADO E TIRA CASTELO .

  4. CARLA MARIA BRITO

    CASTELO TEM É QUE VALORIZAR OS FUNCIONÁRIO PORQUE FOI OS FUNCIONÁRIOS QUE COLOCOU ELE LÁ NA PREFEITURA E SE OS FUNCIONÁRIO QUE COLOCARAM ELES É QUE VÃO TIRAR E GARDENINHA NÃO GANHA MAIS NEM PARA PRESIDENTE DE ASSOCIAÇÃO DE BAIRRO E CASTELO QUE PASSOU UMA BOA TEMPORADA NA GELADEIRA AGORA VAI PASSA O RESTO DA VIDA.
    TEM UMA MÚSICA PARA VC CASTELO VEJA: PORQUE QUE TU NÃO ME PAGA SACANA? PORQUE QUE TU NÃO ME PAGA ?

  5. observadora

    Bem feitooooooooooooooo Quem mandou tucanar… Bicho maldito é esse. É a ave pra rapinas

    Fui participar de uma reunião no hotel RIO POTY, sobre alfebetização e letramento, a conferencista veio de BH.Foi um saco,porque o prof. Moacyr apresentou o Don Buracon, que nessa época se chamava João Castelo e disse que ele sempre prestigia todas as reuniões promovidas pelo prefeito Tadeu etc. etc. etc. Eu disse pra minha colega, na realidade nós viemos aqui foi bater palma pra Tadeu e João Castelo. Ele acenou pra todas nós cumprimentou, fez aquele rapapé todo. E agora ele se esconde.Talves essas crateras que ele está deixando nas nossas ruas, seja algum esconerijo, pra quando a coisa ferver ele saír igual tatu.
    Don Buracon voce não se elege mais nem a síndico do Penísula….
    SAI SAI SAI XÕ XÕ AVE PRA RAPINAS

    TUCANOOOOOO
    TUCANOOOOOO
    TUCANOOOOOOO
    e E VAI ROLAR 50%
    PROS AMIGOS
    E OS PROFESSORES
    A ESPERAR

  6. Iraci Medeiros

    Castelo tem de respeitar o suado dinheiro que o povo contribui para a prefeitura. Ta certo sim o nosso prefeito. Vão trabalhar e ensinem os nossos filhos que so desejam isso de voces. 27% ta muito acima da inflação.

  7. walquiria

    quem mandou tucanar
    eu avisei
    eu bem que avisei
    votar em filhote da ditadura
    Don buracon não é brinquedo não
    ele está levando em banho-maria , cuzinhando os professores, cuzinhando o povo, se escondendo com essa toniel que esbraveja que os professores querem aumento porque acham que tem que comer filé todos os dias.
    agora eu faço uma pergunta
    CADÊ A VICE?

  8. assíria muniz

    Meus pêsames dona iraci Mefdeiros
    Mas antes da senhora postar seus cometários se informe primeiro. Procure ler e aí vai saber o que é FUNBED. Vou ensinar:
    O fUNDEB é um fundo do Governo Federal para a valorização do professor e da educação. Essa verba vem para o prefeito administrar. Só que isso não acontece, pois na minha escola, falta tudo. Nós é que muitas vezes tiramos so nosso bolso, para poder trabalhar. Se houvesse mesmo estrutura física e material na escola pública municipal, niguém pagaria particular. Agora se voce está satisfeita com as escolas que temos…. Imagine 50 alunos numa sala que só comporta 20 e sem ventilador?
    Eu amo o que faço e sou comprometida, mas se nós que temos um pouco mais de esclrecimento disser amem…
    O dinheiro que o povo contribui o IPTU está nas ruas.
    Eu gostaria de ensinar o seu filho, e a primeira coisa é ele ser crítico e reflexivo e não passivo.
    A greve não é só pelo salário, é também pela falta de investimento nas nossas escolas…

  9. mineirinha araci madeiros

    Uai, uai
    Quer dizer que não pagar as progresões. Não cuidar das nossas ruas e avenidas. não cuidar da educação e manutenção e equipamento das escolas. Não cumprir as promessão de campanha é RESOPEITAR O SUADO DINHEIRO QUE O POVO CONTRIBUI PRA PEFEITURA?
    uai, uai
    então o que significa não respeitar?
    olha, olha, 50 % de aumento para cargo comissionado (pessoas que não são concursado), é RESPEITAR O SUADO DINHEIRO QUE O POVO CONTRIBUI PRA PREFEITURA?
    e não pagar os professores contratados é o QUÊ?
    ´- É RESPEITAR O SUADO DINHEIRO QUE O POVO CONTRIBUI PRA PREFEITURA?

    socorroooooooooo, socorooooooooooo, socoooooooorrrrrrrrrrrrrro

  10. PROFESSOR

    Aqui estou novamente.
    Prestem a atenção: Ninguem está querendo aumento além da inflação como estão tentando induzir a opinião publica. Não é isso. A prefeitura, como todas as outras são FIÉIS DEPOSITÁRIAS DA VERBA DO FUNDEB. Essa verba vem para as prefeituras administrar. Além de outras de Impostos que uma porcentagem é destinada para a Educação. Ocorre que o prefeito e sua comandita não quer repassar para os professores e nem tão pouco, investir em material decente para nós trabalharmos. O que chega nas escolas, são passados da validade, Sucatas que não prestam pra nada.
    Funciona assim: Quanto mais alunos matriculados, maior é a verba que o FUNDEB manda. Então o professor é obrigado a ficar numa sala com 50 alunos, para que a escola e a prefeitrura atinja a meta. Quanto a qualidade isso não importa para os gestores. O importante é que a meta seja atingida. É por isso que há evasão, que é a espinha na garganta dos gestores. Que qualidade é essa, quando que um filho de pobre irá poder competir com o filho do rico? É muito difícil. Acontece, mas não é um percentual razoável. Isso implica também na marginalidade. Qual atrativo que há numa escola depredada, sem material para o professor trabalhar, quente, muitas delas com o sol da tarde entrando na sala toda. Essa greve, é também para reivindicar melhores condições de trabalho. Cada aluno que conseguimos ensinar, encaminhar e até mesmo educar para ser pessoa de bem, é menos um assaltante, drogado, marginalizado. Porque falo isso, não é preconceito, mas a fome a mizéria, a falta de prespectiva na vida induz a isso, pois se a escola não tem atrativo nenhum, não tem conforto, a rua acaba se tornando melhor.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS