Governo quer dar pensão vitalícia a ex-campeões mundiais

2comentários

copa do mundoO Governo enviou ao Congresso um projeto de lei para conceder uma pensão vitalícia aos jogadores que foram campeões do mundo em 1958, 1962 e 1970, alguns dos quais atravessam dificuldades econômicas, informou nesta quinta-feira a Presidência.
 
O texto, que foi publicado no Diário Oficial da União no último dia 13 e terá de ser estudado pelo Congresso, prevê um prêmio de R$ 100 mil para cada um dos titulares e reservas dos três mundiais, ou seus herdeiros, em caso de falecimento.
 
Além disso, será concedido um auxílio mensal a cada ex-jogador para completar suas rendas e igualá-las à pensão máxima, que atualmente é de R$ 3.416,00 no país.

A concessão da ajuda vinha sendo estudada por parte do Governo há dois anos, no aniversário de 50 anos da primeira conquista do Brasil em Copas, na Suécia, em 1958.
 
Na época, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu que “nem todos os campeões têm uma condição financeira digna” e, por isso, propôs que a pensão fosse concedida.
 
“Um país de 190 milhões de pessoas não tem o direito de permitir que os poucos que conseguiram enaltecer a alma de nossa gente ao mundo não mereçam o reconhecimento do Estado brasileiro. Vamos fazer essa reparação. Não é sempre que conseguimos produzir heróis”, disse Lula naquela ocasião.
 
O único jogador que esteve presente nas três conquistas foi Pelé, que, além disso, é um dos poucos campeões que conseguiu obter dinheiro de suas conquistas no esporte.

Fonte: Diário de Natal

2 comentários para "Governo quer dar pensão vitalícia a ex-campeões mundiais"


  1. Marta Barros

    Nada contra os atletas, no caso em questão os jogadores de futebol que deram ao Brasil o título de campeão nos anos citados. Mas pensão vitalícia a esses jogadores porque alguns estão passando por dificuldades me parece um contrasenso. E as milhares de pessoas que dirriamente convivem com a fome, com a falta de um teto sob o qual se abrigar, sem direito à assistência médica, educação e muitos outros direitos diretamente ligados à dignidade humana? Esses o governo não vê?

    Marta Barros
    Jornalista

  2. CARLOS

    Nada tenho contra aqueles campeões mundiais, mas é uma tremenda contradição por parte do Presidente da República que anuncia não ter condições de dar um reajuste real e compatível aos aposentados que tiveram perdas substanciais em suas aposentadorias durante os anos de suas vidas. É simplesmente lamentável, pois esta pensão vitalícia anunciada pelo Presidente sairá dos cofres do INSS, sem a devida contribuição previdenciária daqueles atletas. Isto é uma vergonha!!!!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS