Deputado Zé Inácio sai em defesa da Refinaria Premium

0comentário
Zé Inácio quer criar Frente Parlamentar em Defesa da Refinaria
Zé Inácio quer criar Frente Parlamentar em Defesa da Refinaria Premium I

O deputado Zé Inácio (PT) apresentará projeto de resolução que cria a Frente Parlamentar em Defesa da Refinaria Premium I, em Bacabeira, empreendimento cuja implantação a Petrobrás decidiu suspender.

Como demonstração de compromisso com o estado, o parlamentar pretende mobilizar toda a sociedade maranhense para que a Petrobrás reveja a sua posição e dê continuidade ao projeto que estava em curso. “Não podemos deixar a sociedade à margem dessa decisão da Petrobras de cancelar um projeto como esse, que criou expectativa de geração de emprego e renda para milhares de maranhenses, além de ser um vetor de desenvolvimento para toda a região Norte/Nordeste. Sairemos em defesa da continuidade da implantação da Refinaria Premium I em Bacabeira”, anunciou o deputado.

Na condição de líder do PT na Assembleia Legislativa, o parlamentar disse que pretende fazer a articulação em defesa do projeto de refino de petróleo junto ao Governo Federal.

A Refinaria

A Refinaria Premium I, no Maranhão, projeto de maior valor da Petrobras, em Bacabeira, município situado ao sul da capital, teve orçamento inicial previsto de cerca de US$ 20 bilhões.

Em termos de capacidade, a usina estava projetada para refinar 600 mil barris de petróleo por dia. Esse volume é quase o dobro da refinaria de Paulínia (Replan, em São Paulo), hoje a maior unidade de refino da Petrobras em operação, com capacidade de processar 390 mil barris por dia.

No planejamento original do projeto da Refinaria Premium, o primeiro módulo estava previsto para 2013 e o segundo, para 2015. Pelo projeto, seriam produzidos diesel, GLP, QAV (combustível de aviação) e coque, para atender aos mercados interno e externo.

Bacabeira

A cidade de Bacabeira está situada 50 quilômetros ao sul de São Luís, a capital do Maranhão. A população do município é de 15.574 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Atualmente, o município tem a economia sustentada na atividade de pedreiras e de algumas cerâmicas, além dos empregos criados pela prefeitura. Bacabeira não tem hospitais, só posto e centro de saúde, nem saneamento básico. Este ano, o município, emancipado de Rosário em 1994, recebeu o primeiro cartório. Para bacabeirenses, a chegada da refinaria significaria uma revolução na cidade.

Sem comentário para "Deputado Zé Inácio sai em defesa da Refinaria Premium"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS