Atendentes do Ciops também estão sem salários

27comentários
Centra de atendimento do Ciops, na Secretaria de Segurança Pública
Centra de atendimento do Ciops, na Secretaria de Segurança Pública

Não são só os servidores da rede estadual de saúde que estão amargando o atraso dos salários por causa da decisão do governador Flávio Dino (PCdoB) de suspender os pagamentos autorizados pelo antecessor, Arnaldo Melo. Dezenas de teleatendentes do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) também não receberam os vencimentos de dezembro de 2014. Eles reclamam ainda da defasagem salarial em relação aos outros trabalhadores terceirizados da segurança pública.

Cerca de 120 teleatendentes do Ciops vinculados à empresa Supritech ainda não receberam os vencimentos do mês passado. E o que é pior: não há qualquer previsão para a quitação. Eles são divididos em seis turmas de 19 operadores, cada uma com um supervisor, e realizam um serviço de extrema importância: receber, fazer a triagem e direcionar as ligações emergenciais feitas pela população à Polícia Militar por meio do telefone 190.

Segundo os profissionais, o trabalho é muito extenuante e o vencimento pago não condiz com a responsabilidade e a árdua jornada cumprida. Eles comparam os próprios vencimentos (R$ 781,00) aos salários pagos aos monitores do sistema de videomonitoramento e aos teleatendentes do Disque Denúncia, de quase R$ 2 mil.

“Deveríamos ser bem pagos, pois nosso trabalho é muito estressante”, queixam-se, denunciando ainda o corte das férias de cinco colegas, que além de não gozar os 30 dias regulamentares não receberam os valores a que têm direito.

A decisão de Flávio Dino não só impõe grave dificuldade financeira aos teleatendentes do Ciops, a maioria pais e mães de família, como pode comprometer um serviço de extrema utilidade pública por causa dos altos índices de violência registrados na região metropolitana de São Luís.

27 comentários para "Atendentes do Ciops também estão sem salários"


  1. marieta

    Mas o atraso salarial não é uma coisa rescente, trabalho neste local há quase um ano e nunca houve um pagamento em dia. Me lembro que no mes de julho de 2014 os salarios foram pagos depois do dia 20, e sempre foi assim nunca tivemos uma data certa para pagamento, fazendo com que todos os nossos comprimissos fossem pagos com atraso, e pior, muitos deles com juros.

  2. Aaron

    Isso já não é de hoje! Desde o ano passado começou essa safadeza de salário atrasado. A empresa paga um mês em dia e o outro atrasa. Quando um funcionário é desligado da empresa, eles demoram demais pra pagar os direitos do funcionário. FGTS é descontado, mas não é depositado!

  3. Daniel Carvalho

    Tenho amigos que trabalham lá e todo mês atrasa e o que sei é que a cobrança é extrema. Na madrugada eles têm
    apenas 30 minutos de pausa e nem uma sala de repouso eles tem. Ficam sentados na recepção ou pelas calçadas do prédio

  4. Vladimir Herzog

    Ainda somos vistos com maus olhos quando cobramos salário em dias.

    Certa vez, quando o salário estava atrasado há mais de dez dias, um grupo de funcionários faltou em decorrência desse atraso, não demorou para que todas as turmas fossem convocadas para uma reunião. No decorrer da reunião foi dito que deveríamos trabalhar mesmo com salário atrasado, pois era “normal” salário atrasar em época de eleição. Ainda vieram com um bla, bla, bla dizendo que não deveríamos reclamar, pois estávamos no “paraíso” porque a empresa nos paga “plano de saúde”. No dia da reunião, teve uma pessoa, vinculada ao teleatendimento, mas que não faz parte da empresa (acho que se trata de um delegado, não lembro bem), que disse: “daqui pra frente vou fazer doer é no bolso”, dando tapinhas no próprio bolso e ainda dizia que “cabeças vão rolar!”

    Dias após a reunião, o grupo de funcionários envolvidos na falta foram proibidos de fazer trocas de plantão durante um mês e, mais tarde, alguns deles foram demitidos. Alguns dos funcionários demitidos tinham boa conduta, nunca lhes foi chamada atenção por comportamento inadequado, tampouco foram advertidos ou suspensos. Então, qual seria o real motivo da demissão???

    Lembro-me bem que no dia em que a empresa foi apresentada como responsável pelo serviço de teleatendimento, o dono da empresa chegou a dizer que o salário jamais atrasaria, pois a empresa tem um caixa reserva. Inclusive ele chegou a dizer que tinha funcionários em casa, sem trabalhar, sendo pagos e que estes funcionários eram oriundos de contratos perdidos que a empresa não queria demiti-los.

    Uma das justificativas pelo salário atrasado foi que, segundo a empresa, a secretaria não lhes repassou o dinheiro. Curiosamente, a empresa responsável pelo videomonitoramento, as câmeras espalhadas pela cidade, nunca atrasou o salário de seus funcionários!

    Francamente, Supritech!

  5. Vladimir Herzog

    Quando cobramos salário em dias somos vistos com maus olhos pela empresa.

    Certa vez, quando o salário estava atrasada há mais de dez dias, um grupo de funcionários de uma turma decidiu faltar em decorrência do atraso. Não tardou para que todas as turmas fossem convocadas para uma reunião. Na reunião, vieram com um bla, bla, bla de que não deveríamos reclamar de salário atrasado, pois era “normal” salário atrasar em período eleitoral e que estávamos no “paraíso”, pois a empresa nos paga “plano de saúde”, como se nos pagar em dia fosse um favor e não obrigação da empresa. Ainda teve uma pessoa vinculada ao teleatendimento (acho que era um delegado, não lembro bem), mas que não faz parte da empresa, que disse: “daqui pra frente vou fazer doer é no bolso”, dando tapinhas no próprio bolso e ainda dizia que “cabeças vão rola!”

    Alguns dias após a reunião, o grupo de funcionários envolvidos na falta foi proibido de fazer troca de plantão durante um mês (uma retaliação escancarada)e, mais tarde, parte dos funcionários envolvidos na falta foram demitidos. Alguns dos funcionários demitidos tinham boa conduta, nunca lhes foi chamada atenção por comportamento inadequado, nunca foram advertidos e tampouco suspensos. Então, qual seria o real motivo da suspensão???

    Lembro-me bem que quando a empresa Supritech foi apresentada como responsável pele serviço de teleatendimento o diretor chegou a dizer que jamais o salário atrasaria, mesmo a secretaria não lhe repassasse a verba, pois a empresa tem um caixa reserva. Inclusive ele disse que a empresa tinha funcionários sendo pagos sem trabalhar, pois eles eram oriundos de contratos perdidos e a empresa não queria demiti-los.

    Uma das justificativas dada pela empresa sobre o atraso de salário é que a secretaria não lhe repassava a verba. No entanto, curiosamente a empresa responsável pelo videomonitoramento, as câmeras espalhadas pela cidade, nunca atrasou o salário de seus funcionários!

    Francamente, Supritech!

  6. anonimo

    Sou funcionária de la e posso afirmar que tudo isso é verdade, graças a Deus não moro de aluguel porque se não já tinha sido expulsa da casa e estava morando debaixo do viaduto do café , Isso não é piada não , é serio , lembro-me do dia que a empresa assumiu ,realmente no primeiro dia estávamos no paraíso , não sabendo que esse paraíso tava mais pra palhacada, os primeiros meses era tudo certo , um dos “chefes” estava quase todos os dias no prédio do ciops, agora não se vê mais , as cobranças são exigidas todos os dias , qualquer palavra por nós errada é motivo para suspensão , SINCERAMENTE as vezes ficamos em uma empresa assim porque realmente precisamos , A DESCULPA SEMPRE É A MESMA QUE A SECRETARIA DE SEGURANÇA NÃO REPASSA O DINHEIRO , SABE O QUE É MAIS ENGRAÇADO? É ESSE CAIXA RESERVA QUE NUNCA FOI SOLICITADO PARA NOS PAGAR . Em relacao ao plano de saude , ja teve atedente que passou vergonha , devido a empresa nao ter pago esse plano , OW SENHOR DONO DA EMPRESA , SALARIO ATRASA SIM TRES A QUATRO DIAS E NAO 25 DIAS. ESSA EMPRESA supritech NÃO TÁ SUPRINDO É NADA

  7. naltigf

    Prefiro nem falar , porque se não Flávio Dino manda fechar é essa empresa e as outras também que já passaram por lá e nos fizeram de gato e sapato

  8. Estêvão

    Td q foi falado ai é verídico. Eu trab no ciops a quase dois anos e sempre foi dessa maneira. A empresa Supritech trata os funcionários com assédio moral,ameaçando demitir os funcionários caso eles n venham cumprir normas impostas por eles.

  9. Rhuanna Thuany

    Tenho um amigo que trabalha no CIOPS e todo mês reclamas dos atrasos salárais, o que me leva a pensar, como um trabalho tão importante para a sociedade pode existir com seus trabalhadores tão insatisfeitos, como alguém cheio de dívidas vai atender as pessoas atenciosamente, com o pensamento longe, em dívidas, juros e multas, as vezes até mesmo passando fome… Fora que o valor do salário de trabalhadores tão exigidos não pode ser uma merreca destas, um salario quase o mínimo para maximas cobranças? Enfim, estamos falando é de São Luis…

  10. ALEXI

    Aquilo lá é uma vergonha!
    A empresa Supritch que presta serviço ao teleatendimento, é um total descaso com seu funcionários.
    Nunca paga os vencimentos de seus funcionários nas datas corretas, e quando os funcionários ligam para
    a empresa, para saber de seus salários, são super mal tratado. Até parece que estão pedindo algum favor.
    Enquanto isso Sr. Fenando ( dono da empresa ) vivi de cruzeiro em cruzeiro, em seus funcionários passam necessidades por falta de pagamentos.
    A verdade é os funcionários do teleatendimento estão abandonados a própria sorte!!

  11. Ezio

    É muito difícil trabalhar dessa forma, uma empresa que presta serviço para
    o sento de emergência da policia militar, civil e corpo de bombeiros, agir em total descaso com seus funcionários.

  12. ESTEVÃO

    Primeiramente bom dia…

    Vamos lá!
    Td q foi falado até agora nos outros comentários é verdade.
    Mas tbm n culpo só a empresa Supritech, mas a Adm do Ciops tbm tem culpa nisso, pq finge q nada esta acontecendo e fecha os olhos pra essa situação da gente. Eu trab no CIOPS a mais de 2 anos e chegamos em situação desgastante e humilhante. A empresa Supritech impõe um regime de assedio moral aos funcionários ameaçando demissões e suspenções a funcionários q n aceitam ou cobram seus direitos. Todos os dias a Coord. da empresa envia novas normas e regras a serem seguidas, mas o que essa mesma cooord. esquece é a Supritech não tem moral nenhuma de cobrar e punir, pq o mínimo q ela poderia fazer ela n faz, q é pagar os funcionários em dia.

    O engraçado de td isso, é existe uma outra empresa q tbm recebe repasse do Estado não atrasa os salários dos seus funcionários, q por ventura recebem mais q os teles. Senhor governador e Sec. de Segurança JEferson POrtela, olhem por nos, não estamos pedindo mais do q o nosso direito. Diretores do CIOPS, façam uma pesquisa de satisfação com os colabores do Ciops. Se querem mostrar serviço nesse começo de governo? Então essa é a hora.

    Além do mais, existe vários devios de funções. Teleatendentes na recepção pra cobrir buraco de funcionários q se ausentam… DR. Alex q é o diretor da SUPRITECH ( gravem o nome dessa empresa) nunca aparece no ciops nem pra dar uma satisfação, como se estivesse devendo… Francamente Senhor Alex. Lembro bem do dia q a empresa alugou um espaço em um grande Hotel no S. Francisco pra gente ouvir mentiras e mentiras da sua boca (n tem nem vergonha de mentir) falando que o salario nunca iria atrasar, q seriamos valorizados. Vc merece um prêmio viu, um prêmio de maior cara de pau. Deixo uma pergunta pro senhor, o seu salario atrasa? Aposto q não.

    Diretores, Secretario, Governador, Delegados… enfim… Lembrem-se que lá existem pais e mães de família, mães solteiras q moram de aluguel, pais de família que precisam de dinheiro pra pagar suas contas e alimentar seus filhos, jovens q precisam pagar as suas faculdades, filhos que precisam comprar remédios para os seus pais. Não se esqueçam disso no centro do egoísmo de vcs… Deus é justo!

    Galera do CIOPS, força…

  13. anonimo

    Bom dia ! Povo do ciops AGORA , não adianta nada a genet ficarealmente só aqui desabafando na Internet, a gente tem que agir fazer alguma coisa , SE AQUELE CENTRO DO 190 DA POLÍCIA MILITAR PARAR POR UM DIA AÍ ELES VÃO VALORIZAR NOSSO SERVIÇO E VÊ QUE ATENDENTE QUE RECEBE LIGAÇÕES DA POPULAÇÃO EM DESESPERO NÃO É PALHAÇO E NEM TRABALHA DE GRAÇA , SE O TELEATENDIMENTO PARAR POR DIA SÃO LUÍS AFUNDA, SÃO LUÍS PEGAR FOGO , SÃO LUÍS VAI SER É A ILHA DO SANGUE. Se todos os dias são mais de 200 ligações que a gente recebe e nem todas as atendidas, imagine são luis só um dia sem polícia , sem o teleatendimento

  14. anonimo

    REALMENTE SE O CIOPS PARAR POR UM DIA SÃO LUÍS PEGA FOGO, NÉ NEM PELA POPULAÇÃO PORQUE ELES NÃO TEM NADA A VÊ COM ISSO, MAIS SIM PELA EMPRESA QUE NÃO VALORIZA NOSSO SERVIÇO E PENSA QUE ALGUÉM TRABALHA DE GRAÇA , EM SÃO LUÍS NINGUÉM TRABALHA DE GRAÇA NÃO SUPRITECH, AINDA MAIS QUANDO SE FICA ACORDADO COM UMA CAMERA EM CIMA DOS ATENDENTES PARA INTIMIDAR (MAIS ESSA CAMERA NÃO FUNCIONOU PRA MIM , ATÉ MESMO PORQUE A GENTE SÓ COBRA ALGO QUANDO ESTAMOS REALMENTE CERTO E NOS NOSSOS DIREITOS ) A BÍBLIA MESMO AFIRMA EM LUCAS 10-7 TODO TRABALHADOR É DIGNO DO SEU SALARIO” . FICA A DICA SEU FERNANDO / SEU ALEX . SÓ NÃO VOU DEIXAR A DICA PRA COORDENADORA, PORQUE ESSA NEM EXISTE . PALHACADA

  15. Inácio Fernando Alex da Silva Aureanny

    Um centro de teleatendimento daqueles não deveria está sob responsabilidade de uma empresa como a Supritch. O 190 é uma ferramenta de vital importância para a sociedade se comunicar com os órgãos de segurança nos momentos de extrema necessidade. Será que um funcionário faria um atendimento eficaz com um salário atrasado?

    Há funcionários naquele centro que, por terem cargos relevantes, coagem teleatendentes a não reclamar do salário atrasado. Uma vez, uma coordenadora chegou a dizer que “não deveríamos reclamar do salário atrasado porque era pior na época da empresa Diplomata!”, fala sério…

  16. MBM

    Boa tarde.
    Eu já trabalho a um bom tempo nesta empresa Supritch e que eu me lembre nosso salario só foi pago uma vez no dia certo, sendo que as cobranças são contantes. Mas a culpa não é só da SUPRITECH, culpado tbm é que bota uma empresa dessa e não fiscaliza se ela está cumprindo com sua obrigações, pq nos funcionarios somos fiscalizados, punidos. Como já foi falado nos comentarios, nos teleatendentes temos que parar por 24H pra ver se alguem se toca e olha pra gente e percebe que nosso serviço é muito importante para a sociedade.

  17. ABUSO

    SO OSERVO

  18. Estêvão

    Mesmo com td isso. Se hj vc ligar pra Supritech a funcionária do financeiro (q é um poço de ignorância) vai te dizer q n ten previsão. Isso é resposta q se dê um pai e uma mãe de familia q trab o mês inteiro? Falta de respeito.

  19. marieta

    Bom dia!!!!
    E o Ministerio do Trabalho, cadê? Que ainda nao tomou uma providencia. Nunca soube da tal multa por atraso do pagamento do 13°, a primeira parcela só foi paga no dia 3/12, qndo deveria ter sido paga no último dia útil de novembro, a segunda parcela foi paga no dia 24/12 qndo segundo a lei deveria ter sido paga no dia 20. Além das denuncias que já foram feitas por conta de salarios atrasados e por conta do assedio moral aos funcionários. Cadê o MTE que não toma uma providência, que nao se manifesta; será que estamos largados a nossa própria sorte? SENHOR, ROGAI POR NÓS!

  20. Marta Barcelar

    Bom dia!!Venho através deste blog também fazer o meu apelo as autoridades competentes em Especial ao Dr. Jeferson Portela,que olhe para o teleatendimento e tenha piedade,trabalhos com chamada de emergencial,atendemos a população pedindo por socorro,tem dias que saímos com o nosso psicológico abalado,além de termos nossos salários atrasado sempre,temos uma coordenadora que não existe e um coordenador geral do Ciops,e um delegado que não faz nada,além de ditar normas e punições,uma empresa que nunca honrou com o nosso pagamento em dias, as pobres colegas estão de férias sem receber seus vencimentos,e temos um salario miséria que estar defasado há quase dois anos isso e vergonhoso,deveríamos ter um salario digno pela função que exercemos dentro do Ciops..Por favor dr. Jefferson fica aqui o meu apelo,Força galera do tele estamos juntos….

  21. Marta Barcelar

    Bom dia!!!

    queria deixar aqui o meu apelo as autoridades em especial ao dr. Jefferson Portela Sec. de segurança Pública,que olhe para o teleatendimento e veja o nosso sofrimento com salario defasado a quase dois anos e como se não bastasse sempre atrasado,isso e vergonhoso pois atendemos uma chamada de emergencial, a população pedindo por socorro,temos uma coordenadora que não existe e um coordenar geral o delegado que não faz nada para melhorar e sim ditar normas e punições.Temos as pobres colegas que tiraram férias e nunca receberam seus salario e férias e muito triste tudo isso, tem dias que saimos da sala com o nosso psicológico abalado pois não e nada fácil.Fica aqui o meu apelo e força Galera estamos juntos.

  22. anonimo

    E até agora nada de dinheiro

  23. Estêvão

    Liguaram pra lá, a Cleide me informou que não há previsão de pagamento,estão esperando o repasse da secretaria

  24. ALEX- MELHOR MELHOR DO MUNDO EM MENTIR PRA FUNCIONARIOS

    Isso ai é resposta q se dá a um funcionario com 19 dias de atraso? isso contando só esse mês ne…

  25. Anônimo

    Aos comentários feitos acima, já pararam para refletir o que está por trás do “não pagamento” desses salários e direitos? Todos estão em seus direitos, afinal, ninguém a não ser vocês, próprios funcionários para que julguem a situação, afinal são as maiores vítimas. Todavia, julgar, condenar e derivar responsabilidades aos outros, principalmente de uma forma tão severa, não farão dos direitos de vocês maiores. Hipocrisia é o que mais se olha nessa sociedade exaustiva de tamanho tachameto e culpa para cima das pessoas. Lutem pelos direitos que possuem, mas procurem respeitar o direito do próximo, ninguém sabe quais são as reais razões da Supritech, e vir com tantos comentários baixos não farão de vocês melhores ou priores que a empresa, nem com mais ou menos razão, estão em seus direitos, mas o respeito ao próximo deve existir. Colocar a mão na consciência, ao invés de só apontar um responsável é o que deve ser feito, já pensaram que uma empresa que contém contratos maiores não se queimaria com um contrato de médio porte desse se realmente estivesse passando por problemas? A vida pessoal dos funcionários, ou do diretor geral não vos diz respeito. Lutem por vocês, mas com integridade e respeito ao próximo, não importando quem seja o próximo.

  26. marcs

    O atraso dos funcionarios na supritec continua em 2016!!!

  27. Desta vez, Jefferson Portela está com a razão – Daniel Matos

    […] citar a fonte, o secretário refere-se às sucessivas matérias publicadas por este Blog (recorde aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui) e pelo jornal O Estado do […]

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS