Durante o encontro, enfermeiros, assistentes sociais, professores e outros profissionais que atuam nos segmentos conheceram sobre as atribuições do Programa Saúde na Escola (PSE), e a metodologia adequada para uso em sala de aula, no sentido de orientar e promover a saúde preventiva das crianças e adolescentes. A formação PSE aconteceu na última sexta-feira, 05 de dezembro, no auditório da Faculdade IESF, no Maiobão.
Segurança alimentar e nutricional e os fatores relacionados à desnutrição e obesidade infantil, e ainda, a violência e abuso sexual foram temas bastante discutidos entre o público presente.
A Coordenadora do PSE, Lidiane Mondego assinalou que, desenvolver políticas nessa especificidade é investir no futuro. “Precisamos olhar a criança em sua totalidade, e não apenas como uma pessoa com a capacidade de aprender, mas conhecendo seus hábitos sociais, culturais, entre outros aspectos relevantes”, disse.
O secretário municipal de Saúde, William Rios ressaltou a importância da parceria entre as secretarias. “Ações como estas fazem com que a escola seja uma área privilegiada e propícia à convivência social. Com o PSE adotamos medidas onde a Educação e a Saúde podem atuar de forma compartilhada no atendimento aos estudantes e alcançando as metas estabelecidas pelos Ministérios”, observou Rios.