Uma comitiva com integrantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) esteve em visita nesta sexta-feira (3/10) no Centro de Lançamento de Alcântara. A ocasião marca a primeira visita de Clelio Campolina Diniz, Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, ao CLA. O Diretor-Geral e Vice-Diretor do DCTA, o Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), além de representantes do MRE acompanharam o Ministro Clelio Campolina na visita.
O Coronel Engenheiro César Demétrio Santos, Diretor do CLA, recepcionou os visitantes e realizou uma apresentação sobre o Centro, destacando o panorama e contexto histórico e atual da atividade espacial no Brasil, a maneira como está estruturado o Programa Espacial Brasileiro (PEB), os meios disponíveis e últimos avanços implementados no CLA, bem como operações de lançamento em destaque realizadas em Alcântara.
Na sequência, a comitiva foi até o Centro de Controle, onde é feita a coordenação de todas operações de lançamento e seguiu até o Setor de Preparação e Lançamento (SPL) para visitação ao Centro de Controle Avançado (CAV), edificação na área de lançamento que abriga em segurança a equipe responsável pela montagem, integração e transporte dos foguetes no lançador Universal. A visita no SPL, foi encerrada na Torre Móvel de Integração (TMI), a plataforma de operação do Veículo Lançador de Satélite (VLS), o maior foguete de fabricação nacional.
Depois da visitação ao SPL, a comitiva seguiu até o complexo terrestre da binacional Alcantara Cyclone Sapace, em construção no município maranhense e que deve colocar em operação nos próximos anos o veículo satelitizador ucraniano Cyclone 4. A visita desta sexta foi encerrada com um tour da comitiva pela cidade histórica de Alcântara com passagem pelos principais monumentos.
Fonte: Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)