Pesquisa contratada pela Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem) e realizada pelo instituto W1 emcampo confirma os números recentemente apresentados pelo Ibope sobre a corrida sucessória no estado.
No levantamento sobre as intenções de voto para o Governo do Estado, a consulta mostra que o candidato da coligação “Todos pelo Maranhão”, Flávio Dino (PCdoB), lidera a disputa, com 43,6%. Logo em seguida, aparece o senador Edison Lobão Filho (PMDB), da coligação “Pra Frente, Maranhão”, com 33% – diferença de 10,6 pontos percentuais.
Em terceiro lugar vem o candidato do PPL, Zeluis Lago, com 1,7%; com 0,8% está Saulo Arcangeli (PSTU), seguido por Josivaldo Correa (PCB), com 0,6% e Antonio Pedrosa (PSol), com 0,5%.
Brancos e nulos somaram 3,1% e, ainda, 16,7% dos entrevistados declararam não saber em quem votar ainda ou não responderam ao questionário.
A pesquisa W1/Ascem foi realizada entre os dias 28 de agosto e 8 deste mês. Foram entrevistados 1.500 eleitores em 45 municípios maranhenses. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo MA-00043/2014.
Ibope
Os dados da pesquisa W1/Ascem assemelham-se aos apresentados pelo Ibope – contratado pela TV Mirante – e divulgados no último fim de semana, no que se refere à disputa pelo Palácio dos Leões.
No levantamento do fim de semana, Flávio Dino aparecia com 42% das intenções de votos, contra 30% de Lobão Filho. Antonio Pedrosa (PSOL) era o terceiro colocado, com 2% das intenções de votos. Logo em seguida, apareciam Josivaldo Correa (PCB), Saulo Arcangeli (PSTU) e Zeluis Lago (PPL), cada um com 1% das intenções de votos.
Do total de eleitores entrevistados pelo Ibope, 5% declararam que vão votar nulo nestas eleições para o cargo de governador do Estado. Outros 18% não souberam em quem votar ou optaram por não responder aos questionários.
Nesse caso, 1.204 eleitores foram ouvidos em 67 municípios. A margem de erro da pesquisa Ibope é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. Ou seja, a probabilidade de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, levando-se em consideração a margem de erro, é de exatos 95%.
Mais
Admitindo-se a margem de erro de 2,5 pontos percentuais da pesquisa W1/Ascem, o candidato Flávio Dino pode ter de 41,1% a 46,1% dos votos e o candidato Lobão Filho, de 30,5% a 35,5%.
QUANTO CUSTOU?
QUEM PAGOU, FOI A SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA?
ARRUMA A MALA.OBRIGADO, CASO PUBLIQUE.
SE A DO IBOPE FOI AVACALHADA E A MIRANTE DEU O PERCENTUAL QUE BEM QUERIA, IMAGINE ESTE DO SECRETÁRIO DE ESTADO DO GOVERNO (SEC DE AGRICULTURA) PRES DA aSSOC DOS CRIADORES. ESSAS FOI FEITA ÀS COISAS, VCS REALMENTE NÃO TEM UM PINGO DE DIGNIDADE E COERENCIA, VIVE DE MANIPULAÇÃO, VÃO TER O FIM QUE MERECEM. VCS SÃO COMO O LOBINHO 30 NÃO TEM ÉTICA. XÔ.