Sarney acha improvável licença de Lula

0comentário

A coluna Estado Maior, do jornal O Estado do Maranhão, publica matéria hoje em que o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), diz não acreditar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se licenciará do cargo para dar apoio à candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à sua sucessão. A informação foi publicada ontem na coluna Panorama Político, do jornal O Globo, e teve forte repercussão em todo o país.

Sarney, que com uma eventual licença de Lula poderia assumir o comando da nação, lembra que o presidente não se afastou do cargo quando disputou a reeleição, em 2006, e diz que por isso não acredita que ele o fará para apoiar outra pessoa. Segue a íntegra da matéria:

A Agência Senado distribuiu ontem a seguinte matéria: O presidente do Senado, José Sarney, disse não acreditar que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, se licenciará para auxiliar na campanha da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, conforme divulgado pela imprensa. – Isso não existe, não tem fundamento. Se o presidente não se licenciou na candidatura dele, como vai se licenciar para a candidatura de outra pessoa? Isso é o mesmo que ‘cabelo em casca de ovo’ – declarou Sarney, ao falar aos jornalistas na manhã de ontem.

A informação sobre o suposto pedido de afastamento de Lula foi veiculada pelo jornal O Globo, informando que o presidente se licenciaria para ajudar na campanha de Dilma Rousseff nos meses de agosto e setembro. O vice-presidente José Alencar e o presidente da Câmara, Michel Temer, não poderiam assumir o cargo, pois devem ser candidatos nas próximas eleições. Na linha sucessória, com o impedimento do vice e do presidente da Câmara, a presidência cabe ao presidente do Senado.

Em resposta a questionamentos dos repórteres sobre essa possibilidade, Sarney afirmou: – Quem foi presidente da República vai lutar para ser presidente interino? O seguinte na linha sucessória é o presidente do Supremo Tribunal Federal, cargo atualmente ocupado pelo ministro Gilmar Mendes.

Sem comentário para "Sarney acha improvável licença de Lula"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS