Lobão Filho apresenta propostas em debate; adversário só agride

13comentários
Enquanto Lobão Filho preocupou-se apenas em discutir ideias e apresentar propostas, Dino partiu para agressão (Foto: De Jesus/O Estado do Maranhão)
Enquanto Lobão Filho preocupou-se apenas em debater ideias e apresentar propostas, Dino partiu o tempo todo para a agressão (Foto: De Jesus/O Estado do Maranhão)

Em debate realizado nesta segunda-feira (25), na TV Difusora, o candidato Lobão Filho (coligação “Pra Frente, Maranhão”) destacou-se apresentando conhecimento sobre a realidade do estado e equilíbrio durante interação com os demais candidatos. Participaram do debate, além de Lobão Filho, integrante da maior coligação com 18 partidos, os candidatos comunista Flávio Dino (PCdoB) e Antônio Pedrosa (PSOL).

Lobão Filho respondeu a perguntas de telespectadores sobre os temas segurança, saúde e educação. Sobre segurança, o candidato propôs para o problema da superlotação e das rebeliões nos presídios do estado, tirar as penitenciárias dos centros uranos, criando presídios agrícolas, “assegurando assim, direitos humanos básicos como o trabalho e, não, alimentando um depositário humano que gera mais violência”.

Sobre saúde, o candidato peemedebista levantou recentes índices que mostram o Maranhão avançando várias posições em relação a outros estados, mas que “a saúde é um problema dinâmico que precisa ser enfrentado a todo instante, desde a sua base, no saneamento e na educação”. O candidato reforçou ainda suas propostas em educação, entre elas, a concessão de internet banda larga a todos os jovens do estado e um modelo eficiente de educação em tempo integral, com escolas centrais para que todos os alunos tenham acesso a esporte, música e laboratório no turno após as aulas.

Questionado sobre planos para a melhoria do sistema de saúde no estado, o candidato do Partido Comunista do Brasil, Flávio Dino, admitiu a catastrófica administração municipal de Balsas, do prefeito Luiz Rocha Filho (PSB) irmão o candidato a senador de sua chapa majoritária, Roberto Rocha (PSB).

Flávio Dino, por diversas vezes, fugiu às perguntas feitas pelos telespectadores e pelos candidatos para atacar gratuitamente seus adversários. Questionado sobre segurança nos presídios, atacou à família do candidato Lobão Filho e, em outra oportunidade, quando questionado sobre os conflitos agrários no estado, ele apenas defendeu a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior em São Luís e, mais uma vez, esquivou-se de apresentar suas propostas.

Questionado sobre a proposta de mudança apresentada pelo grupo de Flávio Dino, em 2012, nas eleições municipais, ocasião em que o grupo do candidato comunista elegeu Edivaldo Holanda Junior, o candidato Antônio Pedrosa classificou as perspectivas de um possível governo do estado pelo mesmo grupo como “sombrias”.

O candidato do PSOL propôs ainda “um modelo em que os professores sejam valorizados e não acorrentados à prefeitura”.

Direito de resposta

Lobão Filho recebeu o benefício de três direitos de resposta durante o debate. O primeiro deu-se devido à agressão disparada por Flávio Dino ao irmão do peemedebista; o segundo referiu-se a falsas denúncias de investigação; e o terceiro sobre associação do candidato à ditadura militar, rebatida por Lobão Filho com a informação de que “o comunismo, sim, é a cara da ditadura no mundo com cubanos fugindo da ditadura cubana e morrendo no mar e venezuelanos em caos”.

Flávio Dino recebeu um direito de resposta, ocasião em que apresentou as conhecidas certidões da CGU e do TCU que nada provam sobre as investigações feitas em sua gestão à frente da Embratur.

Campanha do ódio – Em suas considerações finais, Lobão Filho destacou a importância de o eleitor conhecer não apenas as propostas dos candidatos, mas também seu histórico de vida pessoal para avaliarem se seus discursos condizem com suas práticas na vida real. Ele ressaltou ainda as agressões que vem sofrendo por alguns adversários desde o início da campanha com discursos de ódio de candidatos que “disparam críticas exclusivamente pela crítica”.

Por fim, ele ratificou o compromisso de devolver a vida que recebeu após acidente sofrido em 2011, promovendo o bem para o povo de seu estado. “Não tenho projeto de poder, tenho compromisso de alma para mudar a vida de vocês”, concluiu Lobão.

13 comentários para "Lobão Filho apresenta propostas em debate; adversário só agride"


  1. DINOssauro

    Eita puxa-saco dos Sarneys e da Mirante esse comentarista, só enxerga o que ninguém viu!

    • Paulo Roberto

      É Vergonhoso ver esse tipo de materia, onde a imparcialidade deixa de exister, pelo simples fato da familia sarney comandar a midia no maranhao,

  2. André Moreira

    Acho que você viu outro debate. O que vi foi Edinho 30 mostrando ser um candidato totalmente despreparado, nasceu pra ser playboy e não pra ser gestor.

  3. Lauriane Serra

    Não vi nenhum dos candidatos apresentarem propostas plausíveis. Apenas atacarem-se usando a gestão de A ou B que nada tinham a ver com o debate.

  4. Carlos Alves

    Em que canal que passou esse debate que você está se referindo??? O que eu assisti e a maioria do povo viu foi de um Lobinho totalmente despreparado e diga-se de passagem, muito beneficiado com três direitos de resposta de sua própria emissora.

  5. geovanne

    Caro Daniel, você é do mato? em que trecho do debate você viu essa passagem: “destacou-se apresentando conhecimento sobre a realidade do estado e equilíbrio durante interação com os demais candidatos”Tu enxerga demais.

  6. Cristiane Baltz

    As vezes eu acho que passam vários tipos de debates, por que o que eu assistir é completamente diferente do que está descrito aqui, já outro blog chegou até a dizer que Flávio nem tocou no nome do prefeito e não quis falar da gestão. O engraçado disso é que se Flávio fala e defende Edivaldo ele tá fugindo das perguntas, se não fala é pq não quer associar a sua imegem com a do prefeito. Sinceramente… por isso que não acredito em nada do que vcs falam, até que se prove o contrários, todos são mentirosos.

  7. Charles Aires

    POR FAVOR, VOU RETIRAR VC DOS MEUS FAVORITOS POIS, ACHO QUE TU PIROU DE VEZ.
    QUEM AGRIDIU O TEMPO TODO FOI O LOBINHO TRINTA, FALANDO DE PROCESSO LICITATÓRIO DA EMBRATUR, QUE JA FOI RESPONDIDO QUINHENTAS VEZES, O QUE NÃO ACONTECEU COM O CASO LUNUS NEM COM O CASO DOS PRECATÓRIOS DA CONSTRAN, QUE NEM ELES NEM TU CONSEGUE RESPONDER.
    QUERO VER QUANDO A POLÍCIA FEDERAL ATACAR.

  8. ALFREDO

    PROPOSTA QUAL ??? HA SIM LEMBREI ALÔ DOUTOR HAHAHAHAHAHAHA, LOBINHO FOI ENCURRALADO E HUMILHADO DENTRO DA SUA CASA, NÃO ESPERAVA QUE FOSSE DESMASCARADO, É FICHA SUJA TEM MANDATOS DE PRISÃO OLHA Á TETA VAI SECAR E VAI MUITO NEGUINHO EM CANA.

  9. Oposição

    Daniel, você poderia ser pelo menos mais sutil no seu título, agora, está mais que na cara que você faz parte da Família Sarney. Daqui a pouco, pela falta de palavras sutis e o seu modo parcial favorecendo a base governista, o povo maranhense já tá desconfiando. Vamos Flávio Dino, vamos vencer.

  10. Vanessa Braga

    Eu acho que o debate que eu assisti não foi o memso do blogueiro, Flávio Dino altamente preparado, so faloua verdade tanto sobre no que diz respeito a suas proposta claramente abertas e de fácil compreensao com grande poder p desenvolver o estado e sobre o prefeito, se as eleições fossem para prefeitura que nao é o caso só em 2016 como foi falado seria de total agrado falar do que está bom e ruim na gestão atual. SQN. MAs democratico seria Edinho falar do péssimo governo Rosenaa onde menti em dizer que podemos durmir da portas abertas e as faccçoes estão ai matando inocentes… onde dz ter feito 72 hospitais e o povo do interior da indo p Teresina ou vindo p cá p Socorrão ter atendimento, onde as obras do governo federal ( nem isso ) ainda foram entregues, cadê centenário, cade via expressa???

  11. rodrigues

    o título da postagem ta invertido meu caro.

  12. Dalva Brito

    Debate em si não existiu entre os candidatos, não venhamos dizer que tal candidato se saiu bem, pq não se saiu, nenhummmmm, eles ficam apenas criticando um ao outro.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS