Foi concluída nesta terça-feira, 22, a primeira etapa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), de Paço do Lumiar. Mais de 150 agricultores familiares participaram diretamente do programa no município, com o fornecimento semanal, de frutas, verduras, hortaliças e mariscos.
O programa foi realizado duas vezes por semana, durante o mês de julho, pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA). Os produtos adquiridos foram distribuídos às entidades beneficentes cadastradas no PAA.
A secretária municipal de Agricultura, Rosany Aranha, frisa que, pelo seu papel estratégico no combate à pobreza, o PAA é uma das ações afirmativas e de grandes resultados que compõem o Plano Brasil Sem Miséria, no eixo Inclusão Produtivo Rural. “Proporciona também mais qualidade nas refeições das instituições assistidas, dando a oportunidade do consumo de produtos ricos em nutrientes, sem o uso de agrotóxicos, e cultivados no próprio município”, acrescenta.
O PAA será executado por um período estabelecido de cinco meses, ou seja, de julho a novembro deste ano, com 152 agricultores familiares cadastrados, os quais receberão o valor total de R$ 5.478,00. Para isso, é necessária a adesão entre os municípios e estado, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Os produtos foram distribuídos entre as entidades beneficentes cadastradas no PAA, o que representa para a secretária Rosany Aranha mais qualidade nas refeições dessas instituições que desenvolvem atividades sociais. “E o mais importantes, estão tendo a oportunidade de consumir produtos ricos em nutrientes, sem o uso de agrotóxicos e do próprio município”, destacou.
O programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.
Entidades beneficiadas – Comunidade Terapêutica Kairós, Casa de Davi, Centro de Apoio ao Idoso, Lar Calábria, CRAS Maiobão, Peniel Missão Nova Jerusalém, Associação Evangelística Atos 29, Associação de Mulheres do Paço do Lumiar, Escola Comunitária Lourdes Marroqueiro, Centro de Atenção Psicossocial de Paço do Lumiar (CAPS), e outras.
E assim cada vez mais a prefeitura mostrando e calando a boca principalmente de blogueiros que realmente se preocupa com a população Luminense,finalmente um prefeito que se dedica.
O prefeito e suas preocupações com as pessoas de Paço do Lumiar,Parabéns por lemrbrar,de tanto sofrer e não ser lembrado ai longo destes anos,enfim um prefeito que solidario e que possui transparência.
Enfim uma prefeitura que se importa com Paço e com essas familias que vivem da agricultura, essa gente sofrida, muito louvavel.
Nossa cidade não aguentava mais o descaso e a prefeitura enfim tem mostrado trabalho e preocupação com seu povo, otimo ver seu zelo em cuidar dessas familias que vivem da agricultura.
Éguas doido to gostando de ver o Josemar mandando bem nessas açoes estao de parabens.
Boto é fé estao todo mundo de parabens pois eles arrazaram nessa açao ai ow, valeu mesmo.