Fumaça tóxica?

0comentário

termelétrica

A fumaça escura vista ao fundo da imagem é expelida por uma das chaminés da Usina Termelétrica Itaqui, pertencente à Eneva, companhia brasileira com atuação nas áreas de geração e comercialização de energia. Pelo aspecto do material expelido, presume-se que São Luís está exposta a agentes poluentes, altamente prejudiciais à saúde humana e ao ecossistema.

A UTE Itaqui, construída pela MPX, que depois a vendeu à Eneva, funcionará à base de queima de carvão mineral, elemento altamente tóxico, o que historicamente tem levado várias regiões mundo afora a rejeitar esse tipo de empreendimento.

O investimento para a instalação da UTE Itaqui foi de R$ 2,2 bilhões. A usina tem capacidade para gerar 360 MW de energia. A previsão é que sejam gerados 3.700 empregos diretos.

A seu favor, a Eneva argumenta que 30% dos recursos investidos na instalação da usina foram aplicados em tecnologias de controle ambiental, que promovem a queima limpa do carvão, reduzindo em até 95% as emissões de material particulado, enxofre e óxido de nitrogênio na atmosfera.

É ver para crer.

Foto: reprodução/Facebook

Sem comentário para "Fumaça tóxica?"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS