A voz do povo contra a bandidagem

2comentários
Revoltados após morte de bandido em operação policial, populares bloquearam cabeceira da Ponte Bandeira Tribuzi
Revoltados após morte de bandido em operação da PM, populares bloquearam cabeceira da ponte (Foto: De Jesus)

Fenômeno tão negativo quanto complexo, a violência produz uma série de reações na população. Sobressalto, prudência e isolamento são algumas delas. Em São Luís, onde assaltos, latrocínios e execuções motivadas pelo tráfico se multiplicam de forma assustadora, um dos reflexos mais evidentes é a falta de piedade dos cidadãos em relação aos bandidos. Tal comportamento pode ser constatado mais uma vez hoje, logo após a morte do assaltante Maxuel Rocha da Costa, de 17 anos, durante uma operação policial no Jaracati.

Solidários ao bandido morto, dezenas de populares, provavelmente parentes, amigos e comparsas, saíram às ruas e bloquearam o trecho da Avenida Carlos Cunha próximo à cabeceira da Ponte Bandeira Tribuzi, causando grave confusão no trânsito e repulsa quase unânime na sociedade.

Em poucos minutos, teve início a repercussão maciça na mídia e, por sua instantaneidade, o rádio fez ecoar imediatamente a opinião do povo sobre o episódio. Ouvinte assíduo, testemunhei, no programa do amigo Geraldo Castro, na Mirante AM, sucessivas manifestações, via telefone, de cidadãos favoráveis ao desfecho do caso. As frases mais ditas foram “parabéns à polícia” e “vagabundo tem mesmo é que morrer”. Apenas um ouvinte condenou a ação policial, mas foi severamente rechaçado pelos que se seguiram a ele.

A atitude impiedosa do público é justificável, pois além de agir com extrema crueldade e humilhar as vítimas, os criminosos muitas vezes ficam impunes ou recebem penas brandas. Na opinião de grande parcela da sociedade, talvez a maioria, a  execução sumária seria a mais adequada das punições.

Também defendo tratamento implacável das forças de segurança aos bandidos. A maioria deles não demonstra compaixão, muito menos remorso após assaltar, estuprar ou matar alguém. E sei que muitos dos complacentes mudam logo de ideia após viver o trauma ou acompanhar de perto o drama de um parente ou amigo.

Em meio à violência desenfreada, parabenizo não só à polícia por responder à altura, mas também os cidadãos que, livres da hipocrisia, não lamentam ao ver um bandido encontrar seu destino.

2 comentários para "A voz do povo contra a bandidagem"


  1. leitorurbano

    SÓ QUERIA PARABENIZAR OS POLICIAIS QUE ESTAVAM ENVOLVIDOS NESSE EPISODIO. ESSE PILANTRA DAVA MUITO TRABALHO! ELE NÃO TINHA PIEDADE NEM COM IDOSOS FUROU UMA SENHO MESMO DEPOIS DE ENTREGAR A BOLSA PRA ELE. AGORA SE DEU MAL. PARABÉNS AOS POLICIAIS…

  2. Cigana

    Pela primeira vez concordo 100% com um texto teu.
    PARABÉNS AOS POLICIAIS!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS